Exportações de gado vivo tiveram aumento de quase 300% em 2023

O Pará foi o principal exportador, responsável por 40% do mercado em 2023. Destaque para São Paulo, cuja exportação em 2023 foi de 120 mil cabeças

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2023, o Brasil registrou um notável aumento nas exportações de gado vivo em comparação com 2022. O volume exportado cresceu 298,9%, atingindo aproximadamente 582,2 mil cabeças, enquanto o faturamento aumentou 254,2%, totalizando US$ 488,6 milhões. (As informações são da Scot Consultoria/Alcides Torres e Ana Paula Oliveira). Artigo originalmente publicado no Broadcast Agro, da Agência Estado. 

Esses números superaram as projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o ano, que previa a exportação de cerca de 375 mil cabeças. O aumento nas exportações foi impulsionado principalmente pelo Oriente Médio e Turquia, que não haviam importado nada no mesmo período de 2022. 

Em 2023, a Turquia emergiu como a principal compradora, adquirindo 370 mil cabeças, representando 63% das compras do Brasil e 59% do faturamento total. O Iraque manteve a segunda posição como comprador, com um volume importado semelhante ao ano anterior.

😷 QUEDA NA PANDEMIA

Em 2021, a exportação de bovinos sofreu com a pandemia de Covid -19, enfrentando problemas logísticos e de barreiras decorrentes das medidas de combate à pandemia.

A interrupção ou restrição das atividades comerciais, além das medidas de segurança adotadas para conter a pandemia, atrapalharam os fluxos comerciais e impuseram obstáculos adicionais à exportação de modo geral. Foram 3 anos consecutivos de queda na exportação brasileira. Em 2022, os embarques de gado vivo voltaram a crescer, cujo embarque foi de 195 mil cabeças.

⚠️ PARÁ, O PRINCIPAL EXPORTADOR EM 2023

O Pará foi o principal exportador, responsável por 40% do mercado em 2023. Destaque para São Paulo, cuja exportação em 2023 foi de 120 mil cabeças. Esse desempenho pode estar associado à cotação da arroba do boi gordo no mercado interno, uma das mais baixas registradas nas séries históricas. 

🐂 EXPECTATIVA PARA 2024

O último relatório do USDA, em setembro/23, previa a exportação de 455 mil bovinos, mas o Brasil tem superado essas expectativas nos últimos anos. A Indonésia abriu seu mercado para a exportação de gado brasileiro em agosto de 2023, após assinar protocolos sanitários durante a Cúpula da Amazônia. Isso inclui também a exportação de farinhas para alimentação animal. Essa parceria visa promover o aprimoramento genético do rebanho na Indonésia. A demanda crescente da Turquia e a abertura do mercado pela Indonésia podem resultar em um aumento nas exportações de gado em 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES