Milho terá menor oferta em 2021 no Brasil

A oferta total esperada era de 37 milhões, mas ficará em 32 milhões

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A oferta de milho no Brasil no primeiro semestre de 2021 tende a ser apertada, segundo a avaliação do consultor de SAFRAS & Mercado, Paulo Molinari, em live realizada por SAFRAS na tarde da última terça-feira (13) no Instagram.

Molinari ressalta que com uma safra de verão 2020/21 mais enxuta, ao redor de 25 milhões de toneladas e com estoques de passagem ao redor de 7 milhões de toneladas, a oferta total deve ficar ao redor de 32 milhões de toneladas, abaixo de um consumo esperado para o período entre 36 a 37 milhões de toneladas. “Para a oferta suprir o consumo até junho será preciso fazer ajustes, seja no alojamento de pintos de corte, no uso industrial ou mesmo na maior necessidade de importação”, avalia.

O consultor diz que é preciso avaliar a questão climática, uma vez que o fenômeno La Niña poderá trazer alguns efeitos na produção de milho verão, casos haja uma redução no volume de chuvas nos meses de novembro, dezembro e janeiro. “O La Niña também poderia afetar a produção de milho da Argentina, único mercado em condições de atender ao Brasil na importação no primeiro semestre. Hoje a safra da Argentina é estimada entre 50 e 51 milhões de toneladas, com um potencial de exportação entre 30 e 31 milhões de toneladas”, afirma.

Para Molinari, o abastecimento de milho no Brasil somente será normalizado a partir de julho, quando deverá entrar no mercado a safrinha 2021, estimada até o momento em 82 milhões de toneladas por SAFRAS & Mercado. “Por enquanto está havendo um grande procura por sementes de milho voltados ao plantio da safrinha. Como os preços estão muito bons, a perspectiva é de que a área em 2021 venha novamente a ser recorde”, sinaliza.

Molinari destaca, porém, que o potencial de produção da safrinha, porém, dependerá do período de plantio da soja, que já se mostra atrasado devido à falta de chuvas. “O ideal para a safrinha é um cultivo entre os meses de janeiro e fevereiro, para evitar maiores riscos climáticos, o que aconteceu em 2019. Neste ano o plantio ocorreu em fevereiro e março e o potencial de produção não conseguiu repetir o observado na safra 2018/19, pois houve efeitos de estiagem e perdas por geadas em alguns estados”, explica.

Fonte: Compre Rural



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES