Startup garante ponto exato de venda do boi confinado com margem de até 30%

A verdadeira inovação está na fusão de análise de dados avançada e inteligência artificial.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma startup brasileira criou um aplicativo que determina, com precisão, o momento ideal para a venda de bois confinados. Essa inovação é notável por sua capacidade de aumentar as margens de lucro do pecuarista em até 30% durante as negociações de gado gordo.

Desenvolvido pela @Tech, uma startup originada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) em Piracicaba, SP, o aplicativo BeefTrader permite aos pecuaristas otimizar suas transações.

Tiago Albertini, médico veterinário e CEO da @Tech, detalhou a abordagem do aplicativo. Ele explicou que o BeefTrader focaliza em identificar o "ponto ótimo de negociação" para cada boi, resultando em margens variando de 7% a 30%.

Atuando no setor agrícola há cerca de uma década, a startup passou a concentrar-se em soluções para produtores rurais a partir de 2019. No Brasil, o BeefTrader já acompanha 34 confinamentos, monitorando a negociação de 70 mil a 80 mil cabeças de gado.

Além de suas funcionalidades, como o pesar remoto do gado, o aplicativo se destaca pela incorporação de sensores nos pastos. Esses sensores permitem que os bovinos sejam pesados até doze vezes por dia, sempre que se dirigem à água, gerando dados valiosos para a análise do peso e desempenho individuais de cada animal.

O fundador, Albertini, explicou que o gado é pesado mais de mil vezes ao longo do confinamento, aprimorando a precisão do processo. Isso possibilita que os pecuaristas monitorem em tempo real o progresso de engorda dos animais, sem a necessidade de presença física na fazenda.

A verdadeira inovação está na fusão de análise de dados avançada e inteligência artificial. Utilizando algoritmos de IA, o BeefTrader prevê o desempenho dos animais e identifica o Ponto Ótimo de Negociação (PON), auxiliando os pecuaristas a tomar decisões estratégicas que impulsionam a lucratividade.

O aplicativo também enfatiza a sustentabilidade e eficiência ambiental. A monitorização constante permite a otimização dos recursos naturais e reduz o impacto ambiental da pecuária. Além disso, fornecendo informações precisas sobre a condição dos animais, o BeefTrader contribui para a segurança alimentar, assegurando produtos de alta qualidade para os consumidores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES