Tecnologia induz chuva e pode ajudar agricultura em épocas mais secas

Uma empresa detém tecnologia para acelerar a formação de nuvens de chuva; a ferramenta está ganhando popularidade entre agricultores

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) arregaçou as mangas e decidiu fazer chover para tentar aliviar o déficit hídrico nas bacias hidrográficas. “A primeira chuva induzida ocorreu em 9 de dezembro sobre a Bacia do Passaúna. O processo, chamado de semeadura de nuvens, provocou até o momento 12 chuvas”, diz, em nota.

A empresa responsável pelo feito foi a Modclima, que deu seus primeiros passos em 1998. O diretor de operações, Ricardo Imai, conta que o projeto nasceu junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Foram sete anos desenvolvendo e validando a tecnologia até fechar o primeiro contrato, em 2005.

Foi a partir de 2010, quando as chuvas aumentaram em São Paulo, que a empresa começou a diversificar mais as áreas de atuação. “Começamos com um projeto no Maranhão, com produtores de soja. Foram dez horas de voo para derrubar algumas chuvas e eles conhecerem a tecnologia. Foi tão legal que acabamos voltando mais duas vezes, uma na safrinha e outra em anos posteriores”, conta.

De lá para cá, a empresa já atendeu produtores de grãos, cacau, cana e silvicultura. “Toda atividade agrícola tem dependência muito grande das chuvas. Começamos com atendimentos emergenciais e passamos para prevenções contra a seca. A tecnologia, foi concebida para aproveitar momentos de chuva. Não existe mágica, sem nuvens não voamos”, diz.

‘Trabalhamos com nuvens’

A Modclima destaca que a tecnologia não usa nenhum produto químico, sendo 100% limpa. “O processo é inteiramente físico e envolve princípios de termodinâmica e transferência de calor, como ocorre no desenvolvimento natural da nuvem. Apenas aceleramos o processo visando a precipitação em determinada área alvo”, diz, em seu site.

Basicamente, a tecnologia consiste em sobrevoar uma área com nuvens cumulus e liberar gotas de tamanho controlado para acelerar o processo natural dentro da nuvem. “Fazemos isso dentro do período molhado, para otimizar a quantidade e a distribuição da chuva”, afirma Imai.

O trabalho começa cerca de dez dias antes de o avião decolar. Primeiro, são identificadas as características geográficas e climatológicas da fazenda ou do grupo de fazendas. ” Se eu chegar no momento errado, vou pegar um céu azul e nuvens sem água. Não é qualquer período e não existem dois lugares iguais no Brasil”, diz.

Após as primeiras chuvas, a umidade que chega ao solo retorna para a atmosfera por evaporação e evapo-transpiração, gerando condições para o surgimento de novas nuvens “semeáveis”, além de precipitações naturais, otimizando o ciclo hidrológico natural.

Imai diz que além de beneficiar diretamente as lavouras, o abastecimento humano e o meio ambiente acabam sendo beneficiados indiretamente, com a diminuição dos riscos de incêndio e a maior umidade na mata.

É aplicável na agricultura? Vale a pena provocar chuva?

O produtor do Sul do Brasil viveu uma estiagem intensa este ano, mais uma vez. Os prejuízos para a produtividade das lavouras são imensos, o que coloca em risco toda a questão de abastecimento.

A Modclima acredita que a tecnologia pode ser parte de uma estratégia preventiva contra a seca, tanto para enfrentar a desertificação como para promover a melhoria da convivência com a seca e promover incremento de água para agricultura.

“Mudamos nossa visão do atendimento emergencial para o incremento de produtividade. Para muitas culturas, inclusive a cana-de-açúcar, a resposta à chuva é muito rápida”, diz.

De acordo com Imai, a cada dez nuvens semeada, sete vem ao chão. A quantidade de chuva vai depender do tamanho da nuvem cumulus e da umidade disponível nela.

Uma prova de que a tecnologia funciona e compensa economicamente, segundo o diretor, é que tem se popularizado no boca a boca, inclusive com produtores contratando a empresa mais vezes. “Temos mais de 20 projetos agrícolas, inclusive em Gabão, na África, para uma empresa que trabalha com 300 mil hectares de palma”, diz. “A tecnologia é mais uma ferramenta de peso na mão do agricultor”, complementa.

A empresa destaca que para o setor agrícola, os projetos são customizados, oferecendo soluções para enfrentar e conviver com a seca e para atender as necessidades de grupos de produtores ou cooperativas com uma área mínima de 30 mil hectares.

De acordo com a Modclima, o preço final do trabalho vai depender do número de horas de voo, da área total do projeto, do histórico climatológico na região e da logística necessária.

Fonte: Canal Rural 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES