Bois ganham até 2kg por dia. Pecuarista conta o segredo

Propriedade fica no Mato Grosso e pecuarista investe no ganho de peso e otimização do espaço

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A engorda de animais em confinamento tem despertado a atenção de pequenos e médios produtores em Mato Grosso. A intensificação do ganho de peso e a otimização do espaço da propriedade são alguns dos motivos.

Na propriedade Águas de Chapecó, dos irmãos Caneppele, os 1,8 mil hectares destinados à agricultura tomam conta do cenário. E são fundamentais para o desempenho da pecuária, tocada em uma área de 20 hectares, já que parte do grão produzido na lavoura entra na composição alimentar do rebanho de 1,5 mil cabeças e ajuda a reduzir os custos.

“A dieta que a gente faz é com DDG: farelo de soja, silagem e milho moído e o núcleo. Com isso, a gente aumenta a renda da fazenda e ocupa o pessoal e o maquinário nesses períodos de entressafra e também aproveitar resíduos da colheita”, disse Lucildo Caneppele.

Há mais de dez anos a família adota o sistema de confinamento para terminar os animais durante o período de seca, entre os meses de maio e setembro. A redução do tempo de engorda e a otimização do espaço são alguns dos motivos da longa parceria entre pecuária e agricultura na propriedade.

“Os animais ficam preso em confinamento em torno de 90 a 120 dias. Ultimamente a gente vem conseguindo um índice de ganho médio diário em torno de 1,600 kg  por animal. Para a gente é um índice bastante interessante, mas sabemos que ainda podemos melhorar ele. Estamos felizes com esses resultados, pois o custo da nossa dieta é bem interessante, devido a grande parte da nossa matéria prima ser produzida dentro da nossa propriedade, os rendimentos de carcaças são bem interessantes quando vai para o frigorífico, e vem trazendo boas rentabilidades”, disse o outro irmão, Daniel. 

O confinamento também tem ganhado espaço entre os pequenos pecuaristas de Mato Grosso. O médico veterinário Jair Albuquerque explica os ganhos com o sistema. “Nesse modelo de confinamento, os animais machos entram em média entre 12 e 14 arrobas e vão sair com 17 a 19 arrobas, no período de até 00 dias. isso vai depender muito da qualidade genética dos animais e da alimentação”, disse.

Ele salienta algumas vantagens e também algumas recomendações para o sucesso do projeto. “Qualquer um pode implantar na sua chácara no sítio. A gente tem estudo que pode chegar até mil cabeças em apenas um hectare de área e outra vantagem é a não necessidade do desmatamento. Toda a área tem o piso concretado, exatamente para evitar a lama no período chuvoso e isso possibilita a engorda dos animais no período dos 365 dias do ano”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES