Chuvas devem priorizar Cerrados e Sertão piauienses

Chuvas devem priorizar Cerrados e Sertão piauienses

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de outubro já está no fim, mas deixou sua marca no Piauí em 2020, ou seja, o mais quente dos últimos cinco anos. Não à toa, os termômetros têm registrados médias da máxima acima dos 38 graus, na maioria das cidades do Estado. Em Bom Jesus e Teresina, por exemplo, a temperatura chegou a assustadores 43 e 41 graus, respectivamente. É literalmente um sol para cada um. E isso, claro, sem chuva alguma. Na região dos cerrados e extremos sul piauiense mesmo, não caia uma gosta de água há mais se 60 dias.

 Porém, tem acontecido algumas chuvinhas nos últimos dias deste mês. Ainda tímidas, é verdade, mas que já dão uma perspectiva para o início do período chuvoso no Estado, que tem início justamente no mês de novembro. E a expectativa, conforme a meteorologia, é que as chuvas esse ano no Piauí sejam bem regulares e que ocorram entre as regiões dos cerrados e sertão.

 “Apesar do Estado está enfrentando o pior B-R-O-Bró dos últimos cinco anos, as chuvas no Piauí não estão atrasadas. Elas estão dentro da regularidade e devem acontecer agora, em novembro, principalmente nos Cerrados. No entanto, é preciso aguardar para ver como essas chuvas vão se distribuir. Mas, a expectativa é que a concentração de chuvas fique no extremo Sul piauiense, até por força do fenômeno La Ninã”, explicou o climatologista Werton Costa.

Trata-se de uma boa notícia para o setor agrícola do Piauí que está iniciando a produção de grãos para o próximo ano. Isso porque, dados do primeiro levantamento da safra de grãos brasileira de 2021, divulgada essa semana pela direção da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), em Teresina, mostram que a colheita em território piauiense deverá encolher cerca de 6,4% em relação a supersafra atingida esse ano.

 De acordo com o estudo, a expectativa é de que sejam produzidos pouco mais de 4,7 milhões de toneladas de grãos no Piauí em uma área de 1,5 milhão de hectares. Esse número é quase 310 mil toneladas de grãos a menos colhidas em 2020, quando os produtores piauienses fecharam a safra com mais de 5 milhões de toneladas colhidas. Os técnicos da Superintendência Regional do Piauí realizaram a coleta de dados no período de 21 a 26 de setembro de 2020.

 “O trabalho de levantamento de safra de grãos da Conab inicia-se ainda na fase de planejamento da lavoura, estendendo-se até a colheita com acompanhamento mensal até o final do ano safra. E como as chuvas na região estão começando agora, não tenho dúvidas que tudo isso será revertido. Acredito muito que essa primeira estimativa será revertida e que teremos uma grata surpresa no final da colheita do Piauí, como tivemos esse ano”, afirmou Sérgio De Zen, diretor de Políticas Agrícolas e Informações (Dipai) da Conab.

Produção de soja e feijão deve crescer 

Sérgio de Zen, que também esteve na capital piauiense essa semana, apresentando os dados da primeira estimativa da safra brasileira do ano que vem, destacou o bom trabalho que os produtores piauienses vem fazendo nos últimos anos, todos destacados pelos recordes  alcançados. “Em pouco tempo, acredito que a cadeia da proteína animal logo se instalará, também, nos Cerrados piauienses, levando mais emprego e renda aquela região tão promissora”, enfatiza.

 Porém, enquanto a recuperação da safra total piauiense não vem, acompanhada com o período chuvoso, a Conab prevê já o crescimento em algumas culturas no plantio do Estado, com por exemplo a soja e o feijão. Carro chefe do agronegócio piauiense, a soja já registrou uma previsão de crescimento na ordem de 4,4%, em comparação com a safra de 2020. A área plantada de soja terá um incremento de 4,1%, passando de 758,9 mil hectares para 790 mil hectares.

 “No total, o Piauí deverá colher ano que vem cerca de 2,7 milhões de toneladas de soja, o que representa mais da metade da previsão da safra total piauiense. É um número excepcional, anda mais porque a maior parte desse produto piauiense vai para fora e já está praticamente vendido. Isso mesmo, nesse momento que a soja está começando a ser plantada, por contas das chuvas, o produtor já vendeu quase todo o plantio”, ressaltou Sérgio.

Quanto ao feijão, há uma previsão de crescimento ainda maior, ou seja, 25% em relação a colheita desse ano, com cerca de 199,5 mil hectares plantados e produtividade esperada de 507 kg/ha, toda essa safra será proveniente da agricultura familiar. Já as demais culturas registraram previsão de queda neste primeiro levantamento, como o milho que estima redução de 8,2%; o arroz com baixa de 12,8% e o algodão que praticamente mantém constante a área plantada com cerca de 18,1 mil ha. (L.P.)

Área promissora

No geral, a nova safra do Brasil deve superar em 4,2% o recorde obtido na temporada recém-finalizada. Segundo o primeiro levantamento da safra de grãos 2021, a produção está estimada em 268,7 milhões de toneladas, superando em cerca de 11 milhões de toneladas o recorde de 257,7 milhões de toneladas da última safra. E cerca de 10% de total essa produção está na região hoje conhecida como Matopiba, que é uma área plantada que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

“É, sem dúvida alguma, a área mais promissora hoje no país para expansão da produção de grãos. Produtores, empresários e população das cidades compreendidas nos quatro estados estão bastante empenhados no crescimento do setor, levando com ele desenvolvimento e renda àquela região. É uma das regiões mais profícua do país”, pondera Sérgio de Zen.

O diretor da Conab lembra que mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, as exportações de muitas culturas caminham para recordes, como o de pluma de algodão. Quanto ao milho, para o ano safra atual, foi mantida a previsão de exportações em 34,5 milhões de toneladas. Em setembro, os embarques alcançaram 6,6 milhões de toneladas, 2,6% a mais que no mesmo período de 2019.

 Para a soja, a expectativa de venda para o mercado externo está em torno de 82 milhões de toneladas para este ano. E para o próximo, são esperadas cerca de 85 milhões de toneladas, o que representaria aumento de 3,7%, cujo suporte seria dado pelo câmbio, que pode se manter elevado nos próximos meses. (L.P.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES