Custo de produção de leite tem alta de 16% neste ano

As maiores variações foram nos grupos de alimentação e suplementação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Embrapa Gado de Leite divulgou o o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite, referente a junho. Segundo o boletim, no mês passado, houve avanço de 3,14% nos custos de produção de leite no país. A alta dos preços dos insumos utilizados para a produção de silagem resultou em um aumento de 7% no grupo Produção e compra de volumosos, que apresentou a maior variação entre os grupos que compõem o indicador. O preço do milho e da ração formulada tiveram grande contribuição para a variação da Alimentação concentrada, que foi de 3,85%, a segunda maior.

Em seguida, o grupo Sanidade apresentou alta de 1,35%, Qualidade do leite, 0,27% e Energia e combustível, 0,24%. Os grupos Mão de obra e Reprodução não sofreram alterações. E após dois meses consecutivos apresentando altas, o grupo Sal mineral foi o único a registrar variação negativa, -0,30%.

Já no ano o avanço é de 16%. As maiores variações foram encontradas nos grupos que se referem à alimentação e suplementação do rebanho. Em primeiro lugar, o grupo Produção e compra de volumosos acumulou 29,87%; em segundo, o grupo Sal mineral, 18,13%; e, em terceiro, o grupo Alimentação concentrada, acumulando 17,43%. O grupo Qualidade do leite também acumulou variação superior a duas casas decimais, registrando neste período, aumento de 10,33%.

Nos últimos doze meses o ICPLeite/Embrapa acumulou variação positiva de 39,46%. Neste período, as maiores variações também foram encontradas nos grupos de alimentação e suplementação animal. O grupo Alimentação concentrada acumulou 68,25% de alta e Produção e compra de volumosos, registrou inflação de 48,74%, ambos apresentando variação superior à do índice. A inflação acumulada do grupo Sal mineral foi de 21,57% e a de Energia e combustível foi 19,20%, reduzindo em relação ao período anterior.

Fonte: Agrolink 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES