Feijão sofre com seca: menor produção da década

Em Holambra (SP), a redução chegou a 10%

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado de São Paulo registrou sua pior estiagem em 91 anos, com a redução de área indicando a menor produção da década. As informações são do Ibrafe (Instituto Brasileiro de Feijões e Pulses), acrescentando que, se o mercado atual está calmo, com menor volume de negócios, o “cenário que está se formando no horizonte agita o setor”. 

A entidade explica que o polo de produção de São Paulo agora no segundo semestre é o sudoeste do estado: “A situação de preços comparativos de soja com Feijão levaram novamente à redução de área daquela região. No ano passado, estima-se que foi plantado ao redor de no máximo 30 mil ha. A área que menos diminuiu foi da Holambra, onde no ano passado foi plantado ao redor de 18.000 ha e este ano pode ter reduzido cerca de 10%”. 

“Altamente tecnificada e com investimentos na irrigação, deve dar boa produtividade. O restante da região tem produtores arrependidos neste momento de ter plantado Feijão. Praticamente todo Feijão ou foi  plantado ou replantado após as geadas de julho e junho. A maior parte foi plantada na segunda quinzena de agosto. Solo gelado há todo tipo de problemas. Dificuldade de enraizamento, pragas e perda de vigor, somados à pior estiagem em 90 anos apontam que a produtividade será baixa”, projeta o presidente do Ibrafe, Marcelo Lüders. 

De acordo com ele, o produto chegará ao mercado quando já houver escasseado o Feijão de Minas Gerais e Goiás. “Os produtores daqueles estados seguem em uma posição confortável. Sempre que o mercado acalma e os compradores ofertam abaixo de R$ 270, os produtores recuam e aguardam um ânimo diferente dos compradores para voltar a vender”, conclui. 

Fonte: Agrolink 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES