Irrigação inteligente: como aumentar rendimentos e economizar custos

Aumentar a produtividade da água é o desafio na produção de alimentos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), estima-se que até 2050 a população pode superar a marca de 9 bilhões de pessoas e esse aumento impactará diretamente na demanda global de alimentos sendo um grande desafio para a agricultura. Essa ampliação na demanda por alimentos será acompanhada por uma pressão cada vez maior em relação a utilização dos recursos naturais como a água, exigindo que os agricultores utilizem tais recursos de forma racional e sustentável. 

Deste modo, o conceito de “produtividade da água” está se tornando cada vez mais comum entre os irrigantes e o sistema de irrigação por gotejamento, através da alta eficiência na entrega de água e nutrientes para as plantas, vai totalmente ao encontro deste conceito, pois alia altas produtividades com economia de recursos.

Mas, afinal, o que é produtividade da água? Este termo é utilizado para mensurar a eficiência do milímetro aplicado na produtividade final. Em outras palavras, quantos milímetros de água (chuva e irrigação) foram utilizados para produzir 1 saca de soja ou 1 tonelada de alimento.

No município de Unaí-MG o produtor semeou soja no projeto de gotejamento subterrâneo de 84 hectares. Somados os valores de precipitação mais a lâmina irrigada, a lavoura recebeu em torno de 1114 mm de água. O resultado, dividido pela produtividade de 91 sacas/hectare colhidas foi de 12,25 mm/saca de soja, ou seja:

*Lâmina durante o ciclo (irrigação + precipitação) = 1114 mm

*Produtividade = 91 sacas/hectare

Já na sua área de sequeiro, a lâmina de água proveniente da chuva foi de 1034 mm e sua produtividade na área de sequeiro foi de 55 sacas de soja/hectare, desta forma: 

*Lâmina durante o ciclo (precipitação) = 1034 mm

*Produtividade = 55 sacas/hectare

Podemos observar o aumento de produtividade com maior eficiência no uso da água através dos gráficos abaixo:

Produtividade da soja e produtividade da água nas condições irrigado e sequeiro

A produtividade da água no sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo, neste caso, foi 50% mais eficiente em relação ao sequeiro (6,3 mm a menos por saca produzida) e a produtividade na área irrigada foi 65% maior.

Isso é possível, pois a irrigação por gotejamento possui uma alta eficiência na aplicação de água e nutrientes para as plantas. Ela entrega os fertilizantes de forma mais parcelada e proporcional de acordo com a fase fenológica e demanda nutricional do cultivo. Da mesma forma, a água também é aplicada de forma localizada, evitando perdas por evaporação, escoamento superficial etc.

Diferença entre a soja sequeiro e irrigada por gotejamento

Para auxiliar na tomada de decisão de quando, quanto e como irrigar, a solução da Netafim conta com um sistema de monitoramento, que juntamente com os dados climáticos obtidos pela estação meteorológica vão dizer ao produtor o momento correto de realizar os manejos.

Para uma agricultura mais sustentável, visando utilizar de forma mais inteligente os recursos naturais, preservando nosso planeta e contribuindo para a produção de alimentos é que os agricultores irrigantes precisam se atentar para a produtividade da água, que além de sustentável traz economia e consequentemente mais rentabilidade.

Fonte: Netafim/ Portal do Agronegócio



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES