Raça Dorper ganha força no Piauí

A Fazenda Canário é referência na criação de ovinos, contribuindo para o melhoramento genético do rebanho em todo o Estado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira

A agropecuária do Piauí segue galgando passos imensuráveis rumo ao desenvolvimento. Com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor estimado em 12,6% neste ano no Estado, segundo projeção do Banco Santander, novos horizontes nascem em todas as microrregiões, fazendo florescer esperança nos pontos mais longínquos do nosso mapa.

Na zona rural de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, a Fazenda Canário é referência na criação de ovinos, contribuindo para o melhoramento genético do rebanho em todo o Piauí, o que eleva a atratividade do mercado local.

Com cerca de 200 cabeças da raça Dorper, o criador Edson Ferreira coleciona prêmios em todo país, ele sintetiza a força e qualidade dos animais, que possuem alta capacidade de conversão e são precoces, ou seja, ganham peso e crescem com celeridade.

A raça de ovinos Dorper é oriunda da África do Sul, apresentando alta fertilidade e fácil adaptação a diferentes climas e alimentações. Com muita resistência e habilidade materna, os animais vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

“A raça Dorper é um oriunda da África do Sul, então, a África do Sul é uma região deserta, árida, daí ela se tornou altamente resistente. São animais que têm alta capacidade de conversão, tudo que comem transformam em carne, são precoces, isso quer dizer: ganham peso muito rápido, crescem rápido e vão para a baia rápido. Como estamos num clima relativamente parecido com a África do Sul, elas se adaptaram em todo o Piauí, aliás, todo Brasil. São animais corajosos, belíssimas mães, que têm uma capacidade maternal muito grande, são boas de leite, criam bem e são animais altamente resistentes”, disse Edson Ferreira.

Criando a raça Dorper há oito anos, o ex-deputado eleva o potencial piauiense, sendo que atualmente o Estado é o quarto do país na criação de caprinos e ovinos, e o município de São Raimundo Nonato é o segundo do Estado em cabeças, o que deixa claro o potencial desenvolvimentista do setor na região.

“O rebanho Capivara se destacou como o principal ganhador da raça Dorper do Piauí, e temos contribuído com a melhoria genética para o melhoramento da carcaça desses animais”, frisou. Dentre os prêmios conquistados pelo rebanho, estão o do Leilão Berro Forte e Expoapi.

 Melhoramento genético e autossuficiência

A genética do Rebanho Capivara é tão elogiada, que os reprodutores e matrizes são adquiridos por criadores de todo o Piauí e de outros Estados do Brasil para elevar a qualidade da criação. A raça Dorper é valorizada por ser pura origem, única e original.

“O Piauí é um grande produtor de caprinos e ovinos. Aqui deve chegar em breve um pequeno frigorífico para esses animais, mas para isso precisa de animais com boas carcaças, com uma genética diferenciada; o Dorper leva rusticidade, qualidade na carne”, disse Edson Ferreira.

Para garantir ainda mais qualidade no rebanho, o premiado criador sintetiza que sua fazenda é autossustentável, ou seja, produz todo o alimento utilizado nas baias, possuindo silagem de milho e capim por meio de sistemas de irrigação.

“Estamos encravados no semiárido piauiense e aqui você tem que usar tecnologia avançada e atualizada para que se tenha êxito, tornar sua propriedade autossustentável. Temos o BRS capiaçu, que é uma variedade que cresce muito e o teor proteico é muito alto. Temos algo em torno de 0,8 hectares, ao fundo temos o milho irrigado, e tudo isso é para fornecer alimento de qualidade a esses animais, tanto silagem de milho, como de capiaçu. Estamos entrando no pico da seca e em pleno sertão você vê o verde”, complementou o criador.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES