Sorgo: Tocantins investe no plantio e se torna 5º maior produtor do Brasil

De acordo com a Conab, o estado deve produzir mais de 70 mil toneladas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As previsões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se confirmaram e o Tocantins colheu uma safra de sorgo 48% maior do que no ciclo passado. Passou de 72,2 mil toneladas para 106,7 mil toneladas nesta safra 2020/21.

A área de plantio também acompanha esse crescimento. Na safra anterior foram plantados 34,2 mil hectares de sorgo, nesta safra 2020/21, foram 50,6 mil hectares, sendo 48 % de aumento na área cultivada. A produtividade alcançou bons resultados, uma média de 2,1 mil quilos por hectare.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Ricardo Taques, o aumento da área e produção de sorgo se deve a vários fatores. “Ocorreu que devido ao atraso da colheita da soja, que atrasou o plantio do milho safrinha, sendo que o sorgo é menos exigente em umidade que o milho, diminuindo o risco e também pelos bons preços praticados no mercado”, explicou.

Os principais municípios cultivadores do sorgo são, Campos Lindos, sendo maior produtor, com 9 mil hectares plantados, seguido da região de Gurupi, com 11 mil, e região de Porto Nacional, com 5,5 mil hectares.

O Tocantins está na quinta colocação como maior produtor atrás de Goiás (1.179 milhão de toneladas), Minas Gerais (628,3 mil toneladas), Bahia (150,4 mil toneladas) e Mato Grosso (146 mil toneladas).

O sorgo é essencial na alimentação bovina e pequenos animais (porcos e galinhas). Tem características de valor nutricional que é bastante influenciado pelas condições do ambiente onde é feito plantio e também varia entre as cultivares. O grão  inteiro possui em média uma composição química que apresenta 71,8 % de amido, seguido por 11,3% de proteínas, 3,4 % de lipídios, 2,7% de fibra alimentar e 1,7% de cinzas.

Fonte: Agrolink 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES