Famosos se despedem de Rita Lee em velório: “Na doçura, ela dominou a tudo”

Rita Lee Jones, que conquistou a todos com sua música e poesia, morreu na última segunda-feira (08) em São Paulo, aos 75 anos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com muita emoção, carinho e amor à Rita Lee, famosos e amigos se despedem da cantora no velório nesta quarta-feira (10), no planetário do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Rita Lee Jones, que conquistou a todos com sua música e poesia,  morreu na última segunda-feira (08) em São Paulo, aos 75 anos. 

Aberta ao público, a cerimônia começou às 10h e está prevista para ser encerrada às 17h. Família, artistas e fãs se despedem da artista. João Lee, um dos filhos da cantora, foi o primeiro a chegar e falou sobre o legado da mãe, que ele define como uma heroína. "É uma pessoa muito única. Para mim, ela vai ser eterna. Acho que para todo mundo”, disse.

 Pedro Bial, Serginho Groisman e Xuxa Meneghel | Reprodução Rede Meio NorteAo Programa da Tarde, da Rede Meio Norte, João Lee relata que a cantora deixou projetos inéditos guardados, organizados dentro do quarto. Segundo ele,  Rita Lee tinha um iPad que escrevia músicas inéditas, textos e poesias.

“Eu gosto muito de conversar com as pessoas que gostam dela, porque para mim sempre foi muito estranho entender como as pessoas se conectam com ela, com a história dela, com a arte. Eu lembro que depois que ela lançou a biografia, ela me pediu ajuda para desenvolver os produtos vários dela, eu tinha feito um movimento que eu nunca tinha feito antes com essa dimensão. Ela tinha um iPad que escrevia tudo, e esse iPad tem tanta coisa inédita, tem letra, música já feitas e inéditas. Tem textos, tudo que você pode imaginar. Eu tenho diários dela, são vários livros. Ela esboçava letras e falas da própria vida, tem um quarto que tem esse material todo organizado. Tem muitas histórias pra contar”, disse João Lee, emocionado com o amor que o público tinha e tem para com Rita Lee.

Com tamanha admiração e emoção, centenas de fãs foram ao velório para se despedir de Rita Lee. Luiz Felício, que acompanha a cantora desde criança, guarda os discos mais antigos e menciona que as músicas de Rita mudaram gerações e milhões de pessoas.

“Eu fiquei muito triste  quando fiquei sabendo do falecimento dela, eu planejei de vir e trouxe meus discos de vinil para cá. E nisso eu tinha visto nos noticiários que ela gostaria que trouxesse os discos para o velório dela. Ela mudou muito uma geração, muito contestadora, muito importante para muitas pessoas, para a cultura nacional. Fui em vários shows dela, muito eletrizante, rockwool, muito bacana, é inesquecível”, conta Luiz Felicio.

Muitos amigos e artistas que estiveram em palco junto à cantora Rita Lee não conseguiram falar, pois estavam emocionados com a partida da “Padroeira da Liberdade”, como é conhecida Rita Lee pela cantora Rita Cadillac. 

“Padroeira da Liberdade. Ela é isso, é tudo. Ela tinha o cuidado com os animais, com o próximo, era mãe, artista. Para mim foi muito difícil, quando recebi a notícia. O Brasil perdeu um ser humano incrível, cantora, mãe”, disse a cantora Rita Cadillac.

Durante a cerimônia, o teto do planetário exibe uma projeção estática com imagens do céu do dia 31 de dezembro de 1947, data em que a artista nasceu. Muitos fãs, após prestarem homenagens, deixaram o local entoando músicas consagradas da artista.

Os apresentadores Serginho Groisman e Pedro Bial também estiveram no local e citaram sobre a vida clara, criativa e extraordinária que Rita Lee carregava. Bial menciona que a cantora nunca se opôs a ninguém, mas com sua doçura e humildade conquistou a todos. Groisman agradeceu a todos e a família por respeitar a privacidade da cantora nesses últimos dias.

“Seria um dia mais difícil, se a Rita não tivesse facilitado o nosso caminho a partir dela. Ela teve coragem para se encontrar com a morte. Não fugiu da morte, dançou com a morte, com o tempo que tinha para dançar. Coreografou a partida dela, o lugar mais extraordinário e mais perfeito pra ela. É importante lembrar que Rita, na doçura, sem tentar vencer ninguém, convencer nenhum, só em tentar se impor, ela dominou a tudo, nunca levantou a voz para demolir alguma coisa”, disse Pedro Bial.

Rita Lee Jones conquistou a todos | Foto: Reprodução

“Ela soube viver. Foi uma pessoa que quis deixar todo mundo confortável na vida. Então meu respeito a família que soube administrar todo esse processo final dela, cercando deixando ela quietinha, fazendo com que nada vazasse sem repercussão, que ela tivesse aquilo que ela quis. Apesar de não ser uma pessoa partidária, sempre foi muito clara, foi uma mulher muito  presente. Hoje a gente fica sem essa criatividade dela, mas vamos ficar com essa palavra dela de ser tão incrível e tão maravilhosa”, disse Serginho Groisman.

A ex-nora de Rita Lee, Camila Fremder fez questão de comparecer ao velório da cantora. A escritora, que foi casada com Antonio Lee, um dos herdeiros de Rita, contou ao Programa da Tarde, da Rede Meio Norte, como foi dar a notícia para seu filho e neto caçula da artista falecida. Ela ainda destacou as perguntas que muitos fãs fazem sobre a personalidade de Rita Lee.

“Sempre fomos muito unidos, o difícil foi comunicar o Arthur que é meu filho, neto da Rita, que tem 5 anos, foi um desafio, mas acho que ele lidou muito bem. A Rita é exatamente o que você imagina, ela é fantástica, genial, carinhosa e engraçada. Foi uma avó maravilhosa, divertida, que tem um espírito de criança”, disse Camila Fremder.

Apesar de todo o amor, conexão e amizade, a cantora Xuxa Meneghel não conseguiu segurar as emoções e não falou muito com a imprensa. Em poucas palavras, ela apenas mencionou: 

“Acho que tudo que a gente tinha de falar, tinha que falar em vida, depois tudo fica fraco, sem força. Nada vale a pena, é difícil falar. Ela ouviu muita gente que amava ela, e eu falei que a amava”, disse. 

Conforme o desejo de Rita, seu corpo será cremado em cerimônia reservada aos familiares e amigos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES