Vereador Evandro nega que quer proibir venda de “bomba” nas escolas

Em nota, enviada ao MeioNorte.com, o parlamentar fez questão de reforçar que o PL (Projeto de Lei) não se refere a proibição da venda de salgados tradicionais na cidade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após se tornar um dos assuntos mais comentados no cenário político piauiense nesta quinta-feira (23), o vereador Evandro Hidd (PDT), concedeu entrevista para o Programa da Tarde, da Rede Meio Norte e falou sobre o projeto de lei que proíbe a oferta de "embutidos" e/ou ultraprocessados na composição da merenda de escolas e creches, apresentado na Câmara Municipal de Teresina. Segundo Evandro, uma polêmica desnecessária foi criada sobre o tema.

"Primeiro, está tendo uma polêmica onde não existe. O projeto, protocolado no ano passado, ele não atinge todas as escolas da nossa capital. Atinge as escolas da rede pública municipal de ensino. É bem claro nesse sentido. O que a gente quer é forçar o município a usar os nutricionistas na preparação das merendas escolares. Tentar mais um mecanismo para coibir, barrar esse grande número de crianças que se tornam obesas. Evitar doenças como obesidade. É um projeto que já existe em várias capitais do país."

Vereador Evandro nega que quer proibir venda de "bomba" nas escolas- Foto: Lucrécio Arrais

Questionado pelo apresentador Erlan Bastos se não haviam outras maneiras de inserir a instrução e acompanhamento nutricional nas escolas, Evandro rebateu alegando que o projeto não possui somente essa intenção, mas que tem várias frentes.

"A gente vê uma grande quantidade de crianças, por causa de uma merenda de péssima qualidade, com doenças como a diabetes. É uma maneira que nós encontramos para ter uma atenção mais especial. O comércio vai continuar vendendo a bomba, vendendo a coxinha. O projeto de lei sequer trata sobre a bomba, nem salgadinho. Fala em alimentos embutidos e ultraprocessados. O que eu tô querendo deixar claro é que criaram uma polêmica que não existe. Uma coisa independe da outra", disse.

Em nota, enviada ao MeioNorte.com, o parlamentar fez questão de reforçar que o PL (Projeto de Lei) não se refere a proibição da venda de salgados tradicionais na cidade, mas a promoção de saúde das crianças da rede municipal de ensino. Ainda no comunicado, Evandro pontua ainda que a medida, se aprovada, não será aplicada na rede privada de ensino de Teresina, pois não cabe à Câmara essa proposição.

NOTA DE RESPOSTA

A respeito da matéria veiculada no portal Meio Norte: Vereador quer proibir 'bomba' e qualquer 'embutido' nas escolas de Teresina, o vereador Evandro Hidd esclarece:

O Projeto de Lei dispõe sobre a proibição da oferta de "embutidos" e/ou ultraprocessados na composição da merenda de escolas e creches que compõe o SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA, ou seja, nas escolas e creches públicas de Teresina. Dessa forma, o vereador não faz qualquer menção no seu projeto sobre a proibição da venda de salgados tradicionais na cidade, como foi citado na matéria. O projeto visa apenas contribuir para a promoção da saúde das crianças que frequentam a REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO.

O objetivo do referido Projeto de Lei é tornar o lanche mais saudável, tendo em vista que o consumo excessivo desses processados em alimentos está associado ao desenvolvimento da obesidade infantil, reduzindo a expectativa de vida e aumentando a incidência de doenças como hipertensão e diabetes.  Além disso, é uma forma também de fortalecer ainda mais a presença de nutricionistas nas equipes que cuidam da merenda escolar na Rede Municipal de Ensino.

Quanto à oferta e comercialização desse tipo de alimentos em outros estabelecimentos de ensino, como na rede privada, não cabe ao município e à Câmara de Teresina legislar. O referido Projeto de Lei dispõe apenas sobre a composição da merenda que é ofertada nas escolas e creches da rede pública municipal de Ensino.

A matéria está na fase da emissão do parecer técnico da Assessoria Jurídica, caso receba o aval estará apta para ser apreciada no Plenário da Casa Legislativa. 

O projeto aponta que a proibição se estende ao comércio de lanches e refeições no interior das escolas e creches, e também ao que for servido em festividades e eventos organizados nas instalações das unidades de ensino do município

Na justificativa, o vereador Evandro Hidd sinaliza que esses alimentos são empobrecidos porque possuem uma baixa quantidade de nutrientes e apresentam uma elevada quantidade de aditivos químicos. “Dessa forma, o consumo excessivo desses processados está associado ao desenvolvimento da obesidade infantil, reduzindo a expectativa de vida e aumentando a incidência de doenças como hipertensão e diabetes”, pontuou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES