Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Revista Meio Norte

Revista Meio Norte recebe grupo Nóis de Teatro que chega em THE

Revista Meio Norte recebe grupo Nóis de Teatro que chega em THE
1 | reprodução
Compartilhe
Google Whatsapp

O Grupo Nóis de Teatro, atuante na periferia de Fortaleza-CE há 15 anos, faz a circulação do seu espetáculo, "Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro", por cidades do Nordeste brasileiro. Tendo já passado por Natal-RN e João Pessoa-PB, o grupo chega agora à Teresina-PI e, ainda esse ano, apresentarão em São Luís-MA.

Com patrocínio da Petrobras Distribuidora e realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, o projeto Circuito Camburão: Nóis de Teatro 15 anos, leva o espetáculo, que tem quatro anos de temporada, para novos territórios do Brasil.

Em Teresina, serão quatro apresentações; dia 02, quinta-feira, às 19h, na Praça do Bairro Cidade Jardim; dia 03, sexta-feira, às 19h, na Praça da Bandeira Centro; dias 04 e 05, às 19h, no Parque da Cidadania.

 class=

Além da apresentação do espetáculo, o Nóis de Teatro oferece a oficina "Dramaturgias da Cidade", ministrada por Altemar Di Monteiro, coordenador do grupo. A vivência está dividida em etapas de 4h/a cada, onde, antes do espetáculo, os participantes terão contato com os mecanismos estéticos da produção do Nóis de Teatro e, após ver o espetáculo, participarão da conclusão desse processo tendo como referencial a obra vista no espaço público.

A ideia é mobilizar grupos de teatro da região, contribuindo para a articulação do intercâmbio e troca de experiências com artistas da cidade, estratégia que acreditam ser fundamental para o fortalecimento do teatro de grupo nordestino.

Assista a entrevista:


O espetáculo "Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro", que tem a direção de Murillo Ramos e Dramaturgia de Altemar Di Monteiro, conta a história de Natanael, uma espécie de anti-herói que habita as periferias. Dividido em três atos, narrando a saga de um menino negro que, inserido num contexto de opressão e violência é levado a tomar decisões que lhe custarão um julgamento popular.

Convocando à decisão sobre o destino de Natanael, o público se vê inserido num forte debate sobre o extermínio da juventude negra nas periferias, além da desmilitarização da polícia e da política brasileira. A partir de uma dramaturgia épica, onde o ator narrador é o grande foco, o grupo apresenta uma "tragédia afro", com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro além de referências diretas à mitologias dos Orixás.

Todas as sessões serão gratuitas e contarão com tradução em libras, além de visita tátil à cenografia e material gráfico em braile, contribuindo para a acessibilidade na cena teatral brasileira. Este programa foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar