Autoridades debatem estratégias de combate à insegurança pública no Piauí

Em entrevista, as autoridades das policias Militar e Civil destacaram os planejamentos e resultados para garantir a segurança da população.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, juntamente com o Delegado Geral da Polícia Civil, Lucy Keiko, abordaram, nesta quarta-feira (16), estratégias e resultados para o policiamento ostensivo a fim de garantir a segurança da população.

Em entrevista para o programa Ronda Nacional, apresentado pelo jornalista Silas Freire, Scheiwann Lopes relatou o trabalho de reforçar a segurança policial nas ruas, focando em prevenir e diminuir os índices de violência no estado.

Autoridades debatem estratégias de combate à insegurança pública no Piauí (Foto: Reprodução/Gabriel Bonfim/Meio Norte)“Nós implementamos uma nova forma, intensificando o policiamento ostensivo, onde focamos na prevenção. Estamos agora recebendo mais de mil alunos para serem matriculados, creio que até junho de 2023 estarão postos na sociedade para o patrulhamento das ruas”, declarou.

O Comandante ainda destacou a força nos serviços voltados ao combate ao tráfico de drogas, operando com auxílio das Policias Civil e Polícia Rodoviária Federal. Tais operações, que segundo ele, prestaram apoio em reduzir e combater o poder econômico das facções criminosas.

Aumentamos em torno de 50% a capacidade de operação das polícias nas ruas. Não esquecemos a repressão. Batemos um recorde esse ano, apreendemos, somando todas as drogas e roças de maconha descobertas e queimadas, mais de 128,5 toneladas de drogas”, expôs.

No sentido das facções criminosas, Lucy Keiko apontou que para conclusão das prisões e trabalho efetivo da polícia é necessário o equilíbrio no tripé da justiça, entre polícia, Ministério Público do Piauí (MPPI) e poder judiciário. 

“O que se percebe é que há um ‘vai e vem’ de pessoas envolvidas com a criminalidade violenta que não são julgadas. Quanto as facções, o Piauí foi um dos últimos estados a passar por esse problema que temos enfrentado. Mas o policiamento ostensivo (sem o equilíbrio das forças judiciais) não tem como dar conta desses casos”, relatou.

O Delegado Geral ainda citou a importância da decisão de reativar o Gabinete de Segurança Institucional, decido pela governadora Regina Sousa. Vale ressaltar que o mesmo possui acento do MPPI e do poder judiciário. Tal ação agiliza os processos de justiça do estado, colaborando com os serviço das policias.

Em conclusão, o comandante Scheiwann Lopes divulgou que haverá o lançamento, neste mês de novembro, de um aplicativo operacional para “desafogar” situações de acidentes de trânsito, sem a necessidade do acionamento da viatura. Ainda foi ressaltado a efetividade do serviço do número de atendimento 190.

“Estamos agora com um projeto para ampliar o 190, para colocar terceirizados, como uma espécie de teleatendimento, não é necessário ser um policial. Então é colocar os policiais na rua e terceirizar essa questão do atendimento. Além disso, estamos reforçando o policiamento em outros municípios”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES