Macarrão à carbonara com carne-seca para o jantar ou almoço! Veja receita

Macarrão à carbonara da Rita Lobo é feita com sobras de carne-seca desfiada, confira a receita e faça para seu almoço ou jantar

Macarrão à carbonara com carne-seca | Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Macarrão à carbonara com carne-seca

Macarrão à carbonara é uma delícia e é rápido de fazer. Mas se você quer saborear a receita e não tem bacon em casa, Rita Lobo ensina a fazer uma versão que não leva bacon. Ela usa carne-seca cozida e desfiada no lugar dele. Veja como fazer macarrão à carbonara com carne-seca para seu almoço ou jantar, e outras ocasiões.

Ingredientes

- 160 gramas de macarrão espaguete ou outra massa longa de grano duro de sua preferência

- Um quarto de xícara de chá de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada

- Um quarto de xícara de chá de vinho branco

- 2 ovos

- 2 gemas

- 1 colher de sopa de manteiga

- Meia xícara de chá de queijo parmesão ralado

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 2 litros e meio de água para cozinhar

Macarrão á carbonara e carne seca/ Foto: Globo

Modo de Preparo

1 Leve uma panela com 2 litros e meio de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher sopa de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até que fique al dente, mexendo de vez em quando.

2 Enquanto o macarrão cozinha, separe os outros ingredientes. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela. Se algum estiver estragado, você não perde a receita.

3 Lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas. Você pode reservar as duas claras na geladeira ou no congelador para outras receitas.

4 Na tigela com os ovos, junte o queijo parmesão e bata bem com um garfo para misturar.

5 Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, coloque a manteiga e espere derreter. Em seguida, acrescente a carne-seca e mexa de vez em quando, por cerca de 3 minutos, até dourar.

6 Abaixe o fogo, regue com o vinho branco, misture bem e desligue o fogo. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara de chá da água do cozimento. E agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com a carne-seca quente, junte os ovos e misture bem. A ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme.

7 Volte a frigideira ao fogo baixo e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Atenção: se deixar o fogo alto, em vez de carbonara, vai virar macarrão com ovos mexidos.

8 Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto, farofinha de pão e salsinha picada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES