Médica revela os 4 piores alimentos para quem tem colesterol alto

O colesterol alto é um problema mais comum entre os brasileiros do que se imagina e uma alimentação inadequada pode ajudar a piorar o quadro

O colesterol alto é um problema que acomete boa parte dos brasileiros | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol alto é um problema mais comum entre os brasileiros do que se imagina. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no país enfrentam esse problema atualmente. Isso é alarmante, se levarmos em consideração que o colesterol elevado figura entre as principais causas de doenças cardiovasculares.

Como evitar? Uma das maneiras mais eficazes de prevenir essa condição é adotar uma dieta equilibrada e saudável, priorizando alimentos como frutas, verduras e cereais integrais, que são ricos em fibras. Além disso, reduzir o consumo de queijos amarelos e carnes vermelhas em favor de outras fontes de proteína, como peixes e carnes brancas, é uma medida importante.

Quais os piores alimentos? O site Medical Daily identificou, com a ajuda da cardiologista Elizabeth Klodas, fundadora da Preventive Cardiology Consultants, os quatro alimentos mais prejudiciais para quem tem colesterol alto. São eles: carne processada, carne vermelha, frituras e doces.

Carnes processadas

Não é segredo que as carnes processadas são prejudiciais para a saúde e devem ser evitadas. Este é o primeiro grupo de alimentos mencionado por Klodas como prejudicial para o colesterol. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que esses alimentos são ricos em sódio, gorduras saturadas e substâncias cancerígenas. Elizabeth afirma que a melhor maneira de evitar seus efeitos nocivos é deixar de consumi-los.

Carne vermelha

Outro alimento que deve ser evitado é a carne vermelha, como hambúrgueres, costelas, bifes e costeletas de porco, devido aos seus níveis elevados de gordura saturada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol. Para quem não consegue evitar, o conselho é limitar o consumo a apenas uma vez por semana. É preferível optar por proteínas magras, como peixes.

Frituras

Não é novidade que as frituras são prejudiciais à saúde, sendo altamente calóricas devido à absorção das gorduras saturadas utilizadas no processo de preparação desses alimentos. Isso contribui significativamente para o aumento do colesterol ruim. A melhor opção é dar preferência aos alimentos assados, como batatas, couve ou brócolis.

Doces

Os doces geralmente são alimentos com alto teor calórico e baixo valor nutricional. São ricos em açúcar e gorduras saturadas, o que resulta em níveis elevados de colesterol no organismo. Uma alternativa aos doces são as frutas, porém muitas pessoas não ficam satisfeitas com essa substituição. Nesse caso, a melhor abordagem é preparar seus próprios doces, permitindo controlar a quantidade de gordura e açúcar utilizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES