Brasil bate Japão por 3 sets a 2 e garante vaga nas Olimpíadas de Paris

Com parciais de 25/21, 22/25, 27/25, 15/25 e 15/10, a seleção brasileira garantiu a segunda vaga no Pré-Olímpico.

Brasil bate Japão por 3 sets a 2 e garante vaga nas Olimpíadas de Paris | Reprodução/FIVB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo, em Tóquio, o Brasil se viu obrigado a seguir o mesmo roteiro que tantas outras vezes. No eterno embate de paciência contra o Japão, a seleção se esforçou ao máximo para acelerar o tempo. Tal esforço surtiu efeito e foi importante para os próximos embates da seleção feminina de vôlei.

Ao conquistar uma vitória na casa das adversárias, a equipe comandada por José Roberto Guimarães assegurou sua vaga nas Olimpíadas de Paris no próximo ano. Em um emocionante jogo de 3 sets a 2, com parciais de 25/21, 22/25, 27/25, 15/25 e 15/10, a seleção brasileira garantiu a segunda vaga no Pré-Olímpico, com a Turquia já tendo garantido a sua anteriormente.

Brasil bate Japão por 3 sets a 2 e garante vaga nas Olimpíadas de Paris (Foto: Reprodução/FIBV)Primeiro set:

Frente a um adversário tão desafiador, o início da partida foi quase perfeito. O Brasil demonstrou firmeza tanto no bloqueio quanto na defesa, ao mesmo tempo em que se mostrou eficaz no ataque. Julia Bergmann, com três ataques consecutivos, contribuiu para que o Brasil abrisse uma vantagem de 6/2. Foi nesse momento que o técnico Masayochi Manabe pediu um tempo.

O Japão, contudo, não se deu por vencido. Graças a um saque de Koga, a partida empatou em 6/6. Apesar disso, a seleção brasileira não se deixou abalar e conseguiu retomar a liderança por um tempo. Entretanto, um novo saque de Yamada empatou novamente o placar, agora em 12/12.

Leia Mais

Um ataque eficaz de Koga permitiu que o Japão tomasse a liderança pela primeira vez. No entanto, a equipe brasileira estava alerta. Mais adiante, após Roberta colocar em jogo uma bola que parecia perdida, Julia Bergmann conseguiu um bloqueio crucial, marcando 16/14. A seleção abriu uma pequena vantagem e o técnico Zé Roberto tentou uma inversão, com Kisy e Naiane entrando em quadra. No entanto, essa estratégia não surtiu efeito.

Um erro coletivo resultou em um saque direto na quadra brasileira, com o placar mostrando 20/18 em favor do Japão. O treinador então solicitou seu primeiro tempo e desfez a inversão pouco depois. As japonesas conseguiram empatar, mas o Brasil fechou o set com um ataque potente de Julia Bergmann, vencendo por 25/21.

Segundo set:

O ataque de Julia Bergmann que saiu para fora marcou o início do segundo set, o que não foi um bom presságio. O Brasil retornou à quadra com falta de concentração e permitiu que o Japão abrisse uma vantagem de 5/1 devido a uma série de erros.

Nesse momento, o técnico Zé Roberto interrompeu o jogo. Na retomada, Diana assumiu a posição no bloqueio, mas logo foi substituída por Carol. Contudo, as mudanças não tiveram um grande impacto, já que as anfitriãs aumentaram sua liderança para 8/1. Diante disso, Zé Roberto fez mais uma substituição, trazendo Maiara para o lugar de Julia.

Brasil bate Japão por 3 sets a 2 e garante vaga nas Olimpíadas de Paris (Foto: Reprodução/FIBV)O Brasil tentou uma reação e conseguiu diminuir a diferença, mas essa recuperação foi breve. Um saque certeiro de Inoue levou as adversárias a marcar 14/8. Zé Roberto, em resposta, reintegrou Julia no lugar de Maiara, que havia falhado na recepção no ponto anterior. O treinador interrompeu o jogo mais uma vez quando o placar mostrava 17/10.

Em um momento em que a recuperação parecia quase impossível, o Brasil reacendeu a esperança. Com dois pontos conquistados por Gabi, a equipe reduziu a diferença para 19/15, e o técnico Manabe pediu um tempo. No entanto, isso não teve o efeito desejado. Mais dois pontos para o Brasil e um novo pedido de tempo. Gabi, com um ataque perfeito, colocou a seleção a apenas um ponto do empate, fazendo o placar chegar a 19/18.

Gabi, mais uma vez, empatou o placar em 20/20. A capitã assumiu a liderança com determinação, a ponto de o comentarista afirmar: "Impecável". Contudo, a reação da equipe brasileira se estancou nesse momento. O Japão conseguiu se distanciar no final e encerrou o set com um saque certeiro de Yamada.

Terceiro set:

Rosamaria interrompeu o ataque de Koga com um bloqueio e expressou sua emoção com um grito de comemoração. Carol seguiu o mesmo roteiro e ampliou a vantagem para 2 a 0 após o retorno à quadra. No entanto, o Japão não se deu por vencido e igualou o placar em 5/5 com um bloqueio de Ishikawa. A virada ocorreu pouco depois, com a própria Ishikawa. Não era uma partida simples. O Japão, impulsionado por uma torcida que não parava de gritar, permaneceu à frente.

A seleção conseguiu empatar o placar já na reta final, com um ponto de Julia Bergmann, igualando o marcador em 18/18. Em um momento posterior, a equipe brasileira teve a oportunidade de virar a partida, mas Nyeme permitiu que o ataque de Hayashi passasse após um longo rali. Com um erro de recepção de Julia Bergmann no saque de Yamada, o Japão abriu 23/21, levando Zé Roberto a solicitar um tempo.

O Brasil, mais uma vez, reagiu. Gabi salvou dois sets points consecutivos e empatou tudo em 24/24. Um saque perfeito de Rosamaria concedeu à seleção a oportunidade de fechar o set. E a equipe não desperdiçou a chance. Julia Bergmann, com um ataque ao limite, assegurou a vitória por 27/25.

Quarto set:

Gabi foi quem marcou o primeiro ponto após o retorno à quadra. No entanto, o Japão estava determinado a não desistir facilmente. As anfitriãs viraram o placar e registraram 4/1. Quando a diferença subiu para 6/2, Zé Roberto pediu um tempo. No entanto, a vantagem do Japão continuou a crescer, atingindo 11/4 com um bloqueio de Yamada sobre Gabi. Naiane e Tainara foram acionadas na inversão. O Brasil conseguiu marcar três pontos consecutivos na tentativa de recuperar o ritmo da partida. No entanto, a tarefa não era nada fácil.

O Japão recuperou o ímpeto e estabeleceu uma vantagem de 15/9. Diante disso, Zé Roberto solicitou mais um tempo. A seleção fez uma tentativa de retorno, mas cometeu uma série de erros. Julia, então, foi substituída por Pri Daroit, embora a desvantagem fosse significativa naquele momento: 22/13. No final, Ishikawa fechou o set em 25/15, levando a partida para o tie-break.

Quinto set:

O Brasil começou de maneira sólida ao conquistar uma vantagem de 3 a 0 no tie-break. A torcida japonesa fazia o máximo para motivar sua equipe. Sob pressão, conseguiram diminuir a diferença para 5/4. No entanto, a equipe brasileira ampliou a vantagem, e o Japão voltou a igualar o placar em 10/10. Porém, Pri Daroit silenciou o ginásio ao marcar 13/10 com um saque perfeito. A partir desse ponto, não havia mais espaço para uma reviravolta. No final, a vitória por 15/10 foi conquistada, garantindo assim a vaga nos Jogos de Paris.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES