Furacão com potencial catastrófico causa duas mortes na Flórida, EUA

Segundo o NHC, qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada como um grande furacão

Furacão com potencial catastrófico causa duas mortes na Flórida, EUA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao menos duas mortes foram atribuídas à passagem do furacão Idalia pela Flórida hoje, de acordo com informações do jornal The New York Times. Duas pessoas morreram em acidentes de carro relacionados ao clima, conforme a Patrulha Rodoviária da Flórida. Uma perdeu o controle do carro e bateu em uma árvore no condado de Pasco, enquanto outro caiu em um fosso em Gainesville.

Governo do estado recomenda que as pessoas não circulem nas regiões impactadas pelo furacão. "As condições podem deteriorar rapidamente", disse o governador Ron de Santis em pronunciamento. Idalia tem ventos de mais de 200 km/h, e já deixou mais de 100 mil pessoas sem eletricidade. Furacão chegou aos EUA nesta manhã após passar a oeste de Cuba, onde danificou casas, derrubou a energia elétrica, inundou vilarejos e provocou retiradas em massa.

O furacão Idalia alcançou o sul da Flórida por volta das 07h45 no horário local (08h45 no horário do Brasil), superando a previsão inicial que antecipava sua chegada apenas durante a tarde. Ao atingir o solo, o furacão teve sua categoria reduzida de 4 para 3, em uma escala que vai até 5 para medir a intensidade. Contudo, especialistas asseguram que a força dos ventos permanece inalterada, assim como a previsão do potencial destrutivo do furacão Idalia.  

Segundo o NHC, qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada como um grande furacão. Outro ponto de atenção é que o furacão pode causar grandes inundações. No dia 29 de agosto, o governo da Flórida emitiu orientações para os residentes da região oeste do estado evacuarem suas residências. Um número aproximado de 14 milhões de pessoas encontra-se em estado de alerta.

(Com informações da Folhapress/UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES