HUT confirma morte encefálica de Júnior Araújo

O idealizador do Salve Rainha foi vítima de grave acidente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O hospital de Urgência de Teresina divulgou último boletim médico na noite desta quarta-feira (29) confirmando a morte encefálica do jornalista Júnior Araújo.

Confira abaixo

É com muita tristeza que a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) comunica a confirmação da morte encefálica do paciente Francisco das Chagas Júnior, após o fechamento do protocolo com a realização do último exame clínico às 18h38min.Ascom HUTApós a detecção de ausência de reflexos de tronco encefálico, depois da retirada de sedativos, a equipe médica do HUT avaliou o quadro e decidiu abrir o protocolo de morte encefálica, ao meio dia de hoje (29).

O protocolo, conforme a resolução n° 1.400, de 08 de agosto de 1997, do Conselho Federal de Medicina (CFM), é composto por duas avaliações clínicas neurológicas e um exame de imagem confirmatório. Todas avaliações deram compatíveis com parada de atividade circulatória cerebral, ou seja, confirmando assim o diagnóstico de morte encefálica.Júnior deu entrada no HUT aproximadamente a meia noite, do dia 27, com quadro de fratura de fêmur e da tíbia direita, além de traumatismo craniano com hemorragia cerebral, lesão axonal difusa e fraturas múltiplas de face. Ele apresentava midríase fixa bilateral, quando a pupila não reage mais a estímulos. Todos os exames e procedimentos foram realizados, sendo imediatamente encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu internado até hoje.

Atualizada às 17h50

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) divulgou no final da tarde desta quarta-feira (29) novo boletim médico sobre o estado de saúde de Júnior Araújo. 

Confira boletim na íntegra:

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) comunica que após as 24 horas da retirada de sedativos do paciente Francisco das Chagas Júnior, o mesmo permaneceu com ausência de reflexos de tronco encefálico. Diante disso, a equipe médica levantou suspeita de um diagnóstico de morte encefálica. O protocolo, conforme a resolução n° 1.400, de 08 de agosto de 1997, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que é composto por duas avaliações clínicas neurológicas e um exame de imagem confirmatório, foi iniciado no final da manhã de hoje, 29.

O primeiro exame clínico neurológico confirmou a ausência de reflexo de tronco encefálico. Por volta das 17 horas foi realizado um ultrassom com doppler transcraniano que deu resultado compatível com parada da circulação cerebral. Francisco Júnior continua sob avaliação e acompanhamento da equipe médica e ainda deve passar por um segundo exame clínico neurológico até a madrugada. Somente depois do resultado da última avaliação é que a equipe médica do HUT poderá confirmar ou não o diagnóstico de morte encefálica.

HUT retira sedação e faz testes neurológicos em Júnior Araújo

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) divulgará no final da tarde desta quarta-feira (29) o boletim sobre o resultado dos vários exames que estão sendo feitos por uma Comissão Médica para confirmar ou não se o fotógrafo Francisco das Chagas Araújo Júnior, o Júnior Araújo, teve morte cerebral.

Segundo a assessora de Comunicação Social do HUT, Ana Flávia, os médicos iniciaram ao meio-dia de hoje uma série de exames em Júnior Araújo, 24 horas após a retirada da  sedação.

“A equipe médica dará um diagnóstico ao final da série de exames e se há a possibilidade ou não de morte cerebral. Só se tem essa resposta, após a série de exames neurológicos. Júnior Araújo teve uma lesão axional gravíssima e estava sedado em coma profundo”, afirmou Ana Flávia.

Júnior Araújo é uma das vítimas do acidente ocorrido no último domingo (26), por volta das 23h, na avenida Miguel Rosa, quando um Corolla, dirigido por Moacir Moura da Silva Júnior, colidiu com o fusca onde se encontravam os idealizadores do coletivo 'Salve Rainha', Bruno Queiroz, que teve morte imediata, seu irmão Júnior Araújo e o jornalista Jader Damasceno foram internados em estado grave no HUT.

Segundo Gilberto Albuquerque, diretor do HUT, Júnior Araújo deu entrada no hospital com traumatismo craniano gravíssimo, além de ter tido esmagamento do membro infeiror direito. O médico disse ainda que o fotografo apresentava uma lesão chamada de axional difusa semelhante a que Ayrton Senna sofreu e que foi a causa do seu óbito.

Já o jornalista Jader Damascento foi transferido na tarde desta terça-feira (28) do HUT para o hospital São Marcos para realização de uma cirurgia na perna direita.

Um laudo de exame pericial confirmou que o acusado de provocar o acidente estava embriagado e há suspeitas de que ele dirigia a uma velocidade de 160Km/h, o que a polícia investiga. Moacir chegou a ser preso em flagrante, mas logo na manhã de segunda-feira (27), o juiz Arilton Rosal Falcão Junior autorizou a sua soltura após pagamento de uma fiança de R$ 7.040.

Nas imagens de uma câmera de segurança, gravadas no dia 26 de junho às 23h27, é possível ver o Fusca aparecendo do lado direito da tela e sendo colhido pelo veículo modelo Corolla conduzido por Moaci Júnior, que aparece em alta velocidade do lado esquerdo.

Com informações de Efrém Ribeiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES