Ministério da Educação autoriza 420 novas vagas de medicina em universidades federais do Brasil

Ministério da Educação autoriza 420 novas vagas de medicina em universidades federais do Brasil

Serão criados 8 cursos em campi no interior da BA, em GO, MG, MS e no PI

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de oito novos cursos de medicina em campi de universidades federais localizadas em cidades do interior do país. Ao todo, são oferecidas 420 vagas. A portaria foi publicada nesta terça-feira (13) no "Diário Oficial da União".

A Bahia vai receber três novos cursos de medicina e um total de 160 vagas. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá um curso com 40 vagas em Paulo Afonso; a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abrirá 80 vagas em Teixeira de Freitas; e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) colocará à disposição 40 vagas em Barreiras.

Ainda no Nordeste, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá curso de medicina com 40 vagas em Parnaíba. A mesma quantidade de vagas será oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus de Caicó.

No Centro-Oeste, a Universidade Federal de Goiás (UFG) poderá abrir um curso de medicina com 60 vagas no campus de Jataí. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), fica autorizada a criação de 60 vagas de medicina em Três Lagoas.

No Sudeste, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) teve autorizada a criação de 60 vagas para bacharelado em medicina no campus de Teófilo Otoni (MG).

A iniciativa acompanha o objetivo da lei do programa Mais Médicos, que foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff no ano passado e, entre outras coisas, prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. Em dezembro do ano passado, o MEC já havia autorizado a abertura de 560 novas vagas desse curso em universidades federais.

Fonte: G1