Estoques da vacina pentavalente são reestabelecidos em Teresina

Vacinas estão disponíveis em salas de vacina da rede pública

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As salas de vacina de Teresina já estão abastecidas com a vacina pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite e outros tipos de infecções causadas pelo agente Haemophilus influenzae B e Hepatite B. Após problemas de fornecimento, o Ministério da Saúde regularizou a distribuição da vacina em todo o Brasil esta semana

As crianças devem tomar a vacina pentavalente aos dois, quatro e seis meses de idade.

“Pedimos aos pais que não deixem de levar seus filhos para serem vacinados, pois assim eles estarão protegidos contra diversas doenças, entre elas a coqueluche, que tem alta letalidade para menores de seis meses de idade”, pede Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

A coqueluche é uma das dez maiores causas de mortalidade infantil. Estima-se 50 milhões de casos no mundo, sendo 95% em países em desenvolvimento, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano 2012. A vacinação é o principal meio de controle. 

Em Teresina, o Ministério da Saúde não estava repondo estoque da referida vacina desde maio. Oferecida no Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina pentavalente deixou de ser importada para o Brasil. Isso porque a parceria entre o Ministério, Bio-manguinhos/Fiocruz e o instituto Butantan tornou possível a produção da vacina em território nacional. 

Desde 2012 o PNI oferta a vacina pentavalente no calendário de vacinação. Para imunização da criança, é necessário que o responsável apresente o cartão de vacinação do bebê. Mesmo com a mudança na aquisição da vacina, o esquema vacinal ofertado nos postos de saúde continua o mesmo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES