Polícia Militar recaptura dois fugitivos do CEM em Teresina

Oito adolescentes conseguiram fugir do CEM na quinta, dia 24.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois, dos oito adolescentes que conseguiram fugir de dentro do Centro Educacional Masculino (CEM), na noite da última quinta-feira, dia 24, foram recapturados pela Polícia Militar. De acordo com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc), os menores serraram as grades usando uma serra na ala E e podem ter recebido apoio de alguns educadores.

De acordo com Francisco Kennedy, diretor administrativo e financeiro da SASC, o grupo já havia tentado fugir no início da semana. Após o ocorrido, foi realizado uma averiguação no local. "A informação que nós temos é que se trata do mesmo grupo que fez uma tentativa de fuga no começo da semana. Esse grupo foi recolocado no ambiente após uma vistoria muito minuciosa. Eles foram colocados de maneira  que seria  impossível que tivessem acesso a um instrumento como esse usado durante a fuga", afirmou Francisco Kennedy.

Segundo o diretor, houve facilitação por parte dos educadores, que ainda não foram identificados. “O que aconteceu ontem à noite foi: eles serraram as grades, tiveram um certo tipo de logística e fugiram. Então, se entende que houve facilitação de alguns educadores", acrescentou. 

O CEM possui estrutura frágil, comprometida e que possibilita a fuga dos menores. "A estrutura do CEM sempre foi frágil. O ECA Estatuto da Criança e do Adolescente rege que o ambiente do CEM não deve ser semelhante ao de um presidio. Eles se valem dessa fragilidade para fugir”, alertou. 

Atualmente o CEM conta com 120 adolescentes, embora tenha capacidade para 60 jovens. Além da superlotação, apenas uma das guaritas dispõe de policiais militares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES