Produto químico tóxico vaza e moradores são obrigados a deixarem suas residências

Seis viaturas foram despachadas para a Rua Antártico, iniciando o processo de evacuação das pessoas nas proximidades

Produto químico | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta sexta-feira (29), um produto químico em uma indústria na cidade de Barueri, região da Grande São Paulo, vazou e assustou moradores da região. As imagens foram registradas por populares que puderam visualizar uma fumaça densa com cores amarela e preta. Além disso, o vazamento ainda desencadeou fogo no local. 

Conforme informações dos bombeiros, o produto que vazou foi ácido nítrico concentrado. Seis viaturas foram despachadas para a Rua Antártico, iniciando o processo de evacuação das pessoas nas proximidades.

Relatos indicam que o vazamento do produto químico ocorreu durante o descarregamento de um caminhão. Pouco tempo depois, um incêndio começou nos pneus do veículo. As autoridades locais, incluindo a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) de Barueri, foram acionadas.

A Defesa Civil coordenou a evacuação da Escola Municipal de Educação Infantil Benedito Venâncio. Estudantes e funcionários foram transferidos para o auditório da Secretaria da Educação. Além disso, os moradores da Casa de Acolhimento, destinada a pessoas em situação de rua, foram retirados. A prefeitura afirmou que, com a assistência da Secretaria de Saúde, os acamados estão sendo transportados de ambulância e realocados para a Casa de Passagem e para a Casa de Inverno da região.

Casas e vizinhanças nas proximidades que não precisaram ser evacuadas estão sob monitoramento constante. Uma pessoa sofreu queimaduras devido ao contato com o produto e foi socorrida antes da chegada das equipes de emergência. Até o momento, não há informações sobre a gravidade do estado de saúde da vítima.

A orientação é que as pessoas evitem a área afetada, especialmente entre as ruas Titicaca e Dr. Cícero Borges de Morais, no bairro Vila Universal. A prefeitura emitiu um comunicado enfatizando a importância de não inalar ou entrar em contato com o produto.

Os acessos próximos ao local do incidente foram bloqueados e estão sob vigilância das equipes da Semurb. O vazamento ocorreu próximo à Estrada do Romeiros, na saída 26B da rodovia Castello Branco, causando congestionamentos na SP-280 nos sentidos capital e interior, devido ao tráfego pesado na entrada de Barueri, conforme informações da CCR ViaOeste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES