RFB proíbe uso de celular no terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos

A medida foi divulgada na Portaria 56 da Delegacia da Receita Federal do Aeroporto de Guarulhos, e começa a valer a partir do dia 1 de junho.

RFB proíbe uso de celular no terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso de aparelhos celulares será proibido no Terminal de Cargas Aéreas (Teca) do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A medida foi divulgada na Portaria 56 da Delegacia da Receita Federal do Aeroporto de Guarulhos, e começa a valer a partir do dia 1 de junho. Além do Teca, o uso sera proibido também nas aréas restritas de segurança dos terminais de passageiros e nos pátios do aeroporto.

A proibição do uso se deve após o caso de duas brasileiras: a personal Katyna Baía e a veterinária Jeanne Pollinique, elas tiveram as etiquetas de suas malas despachadas em outras com mais de 40kg de cocaína, as duas foram presas na Alemanha por tráfico internacional de drogas. A troca das etiquetas foi realizada por funcionários terceirizados contratados por uma quadrilha de tráfico internacional em uma área restrita do aeroporto.

Foto - Reprodução / Brasileiras presas após etiquetas serem colocadas em malas com cocaína.

De acordo com Zheng Jinfeng, do Gabinete da Alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo,  a proibição do uso de celulares em determinadas áreas do aeroporto não se deu em razão do caso das duas mulheres. Segundo ele, a portaria foi o resultado de um trabalho iniciado há alguns meses, em conjunto com a concessionária GRU Airport e a Polícia Federal.

A portaria determina que o uso de celulares ou outros aparelhos que captam imagens, na Teca, seja ele particular ou empresarial, só pode ser feito com autorização da Receita Federal.

“Nas áreas restritas de segurança dos terminais de passageiros e nos pátios os funcionários podem usar celular empresarial, desde que comprovadamente possuam tecnologia para bloquear captura de imagem”, determina a portaria.” 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES