Semana começa com forte calor pelo país; confira a previsão do tempo

Entre o Espírito Santo e Minas Gerais são esperados temporais nesta segunda-feira (21)

Semana começa com forte calor pelo país; confira a previsão | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de um fim de semana em que a umidade do ar aumentou em diversas áreas previamente secas do país devido às chuvas, a chegada da segunda-feira (21) traz a perspectiva de precipitações em, pelo menos, duas regiões: Sudeste e Centro-Oeste, como remanescente dos eventos climáticos dos últimos dias.

Na região Sudeste, São Paulo poderá vivenciar um dia de tempo seco, enquanto no Rio de Janeiro, Espírito Santo e especialmente em Belo Horizonte, são esperadas ocorrências de chuvas localizadas ao longo do dia. Isso se deve ao enfraquecimento do bloqueio de ar seco que prevalecia sobre a região central do país, resultado da influência de diversas áreas de instabilidade. 

Como consequência desse cenário, é possível que o Centro-Oeste experimente pelo menos episódios de chuvas isoladas, algumas delas possivelmente intensas. Nas regiões do Distrito Federal e Goiás, onde as condições se encontram bastante áridas, há previsão de chuvas ao longo do dia. No entanto, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul provavelmente sentirão menos os efeitos dessa influência climática. 

Apesar desse cenário, a frente fria que atravessou o país durante o final de semana já se deslocou, e as temperaturas quentes estão começando a retornar. No Sul do país, para ilustrar, o calor será tão intenso que o estado mais fresco será o Paraná, registrando uma máxima de 23°C na capital, Curitiba. 

A tendência das últimas duas semanas de temperaturas amenas, variando entre 22°C e 30°C, juntamente com períodos de chuva, continuará no litoral nordestino. Na extensão que se estende de Salvador até o Maranhão, é prevista a ocorrência de episódios de chuva em pelo menos algum momento do dia. 

Na região Norte do país, a situação permanece dividida: chuvas de intensidade leve a moderada, ocasionalmente intercaladas com períodos mais espaçados, abrangendo desde o Amazonas até o Amapá; enquanto o tempo seco predomina do Acre até Tocantins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES