Transferência de Ursa Marsha é suspensa e ela ficará no Piauí

Na decisão houve a alegação que ela correria risco na transferência

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ursa Marsha não será mais transferida para a Associação Mata Ciliar, em Judiaí (SP). Uma decisão do desembargador Jirair Aram Menguerian, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na última segunda-feira (20), determinou a suspensão da tranferência do animal sob alegação de que a Ursa correria risco para chegar até São Paulo e por isso suspendeu os efeitos da primeira determinação.

"Considerando que a decisão agravada determina a imediata transferência da ursa parda Marsha para o Santuário Associação Mata Ciliar, bem como o risco ao qual ao animal será sumetido em razão da viagem decorrente da medida liminar concedida em favor da autora, máxime em razão da distância entre as cidades de Teresina e Jundiaí, suspendo o cumprimento da decisão em questão, até ulterior deliberação sobre o pedido de antecipação dos efeitos da tutela recursal", diz o juiz fedeal em sua decisão.

A decisão da transferência da ursa foi proferida em detrimento de uma ação popular movida por Carolina Mourão Albuquerque, presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal.

Devido o calor, ativistas pediram a transferência da ursa do Zoobotânico e acusaram o parque de maus tratos com a ursa.

A ursa, de 26 anos e 210 kg, vive no local desde 2011, quando foi resgatada de um circo em Belém, no Pará. Segundo o Governo do Piauí, o Parque Zoobotânico de Teresina tem o maior recinto para abrigar ursos no Brasil. Com 450 metros quadrados, o espaço conta com área de cambeamento, duas maternidades, piscina e aspersores de água para amenizar o calor.

Segundo o coordenador do zoobotânico na capital, José Renato Uchôa, o local onde está a ursa foi inspecionado pelo Ministério Público do Piauí e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) que disseram ser adequado o ambiente onde a Marsha se encontra



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES