Wellington Dias sobre tempo integral em escolas: 'Revolucionou'

Modelo de escola integral será ampliado em mais de 600 escolas.

governador Wellington Dias  e a secretária da Educação, Rejane Dias, participaram nessa quarta-feira (21), de uma roda de diálogo com alunos coordenadores e comunidade da Escola de Tempo Integral Didácio  Silva, na região do grande Dirceu, em Teresina. Também esteve presente o ex presidente Luiz Inácio da Silva (Lula), que conheceu os bons resultados dessa escola, cujo índice de violência e evasão é nulo, possui 98% de aprovação e avaliação externa acima da média nacional que é de 5,2.

Image title

O governador declarou que quer ampliar o modelo de escola integral para as mais de 600 escolas no Piauí.  "Não podemos retroceder, esse é um modelo que tem dado certo e que está revolucionando a educação no Estado do Piauí" declarou.

Para o diretor da escola, Alberto Vieira, o fato de ter aberto a escola para a comunidade de domingo a domingo é fator fundamental para os bons resultados. "Nós começamos tudo isso graças à arte, inserindo os familiares no contexto escolar. Havia uma grade de deficiência. Hoje, os 450 alunos são vistos em suas variáveis. Não é só o conteúdo didático, é o desafio diário de formar cidadãos, por isso a presença da família na escola é fundamental para que estes alunos sintam prazer em estar na escola" disse.

Os alunos, coordenadores e familiares defenderam o modelo de tempo integral e deram seus depoimentos. A aluna Jessica Fernandes, de 17 anos, falou que tem na instituição uma família e o apoio necessários para desenvolver o conhecimento. “Somos estimulados e aprendemos a ser protagonistas", diz a jovem vencedora de concurso de jovens escritores e que também descobriu a paixão por tecnologia, graças às disciplinas complementares.

Para Lula, em educação não se pode falar em gasto  e sim em investimento. "Investir em Educação é o maior retorno que um país pode ter. Investir em qualificação é gerar competitividade, produzir mais e melhor. É exportar, não apenas produtos, é exportar conhecimento e mostrar que o Brasil tem pessoas inteligentes e capazes como em qualquer lugar do mundo”, enfatizou.

A secretária da Educação Rejane Dias parabenizou todos que fazem a escola Didácio Silva e na oportunidade anunciou premiar as boas ações como, por exemplo, o 14º e 15º salário para os professores que têm mais de 25 alunos por sala. Também informou sobre a implantação de Robótica na grade curricular das escolas em 2016.

Fonte: Assessoria