PF combate quadrilha que trocou malas de brasileiras e 16 são presas

Elas foram detidas por 38 dias após serem encontradas drogas em suas bagagens, dando início a uma história de terror.

Brasileiras ficaram presas após malas serem trocadas em aeroporto | Montagem/Arquivo Pessoal/Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (18), a Polícia Federal iniciou a segunda fase da Operação Efeito Colateral com o objetivo de prender os membros da quadrilha responsável pelo esquema de tráfico internacional de drogas que levou à prisão das brasileiras Jeanne Paollini e Kátyna Baía, em março deste ano.

Enquanto aguardavam o voo para Frankfurt, na Alemanha, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, Jeanne e Kátyna tiveram suas malas trocadas. Elas foram detidas por 38 dias após serem encontradas drogas em suas bagagens, dando início a uma história de terror.

De acordo com a PF, a operação visa cumprir 45 mandados judiciais, incluindo 27 mandados de busca e apreensão, dois de prisão temporária e 16 de prisão preventiva, nas cidades de Guarulhos e São Paulo. Até as 7h30, 17 pessoas já haviam sido detidas na operação.

A Polícia Federal também informou que as investigações identificaram os mandantes do crime e outros membros da organização criminosa, os quais teriam enviado cocaína em outras duas ocasiões: uma remessa para Portugal, em outubro de 2022, e outra para a França, em março de 2023.

Relembrando o caso, a viagem que deveria durar 20 dias pela Europa das goianas Jeanne Paolline e Kátyna Baía terminou com suas prisões por tráfico internacional de drogas em 5 de março deste ano, poucas horas antes de desembarcarem em Berlim, capital da Alemanha, o primeiro país que planejavam visitar. Elas também tinham planos de conhecer a Bélgica e a República Tcheca.

Leia Mais

Antes, uma irmã de Kátyna revelou que a viagem havia sido planejada com antecedência, com o objetivo de celebrar um novo momento na vida profissional dela.

A prisão das duas em Frankfurt, durante a última escala antes de Berlim, desencadeou uma operação da Polícia Federal para descobrir o que havia acontecido com as malas despachadas em Goiânia e que nunca chegaram ao destino europeu.

Jã em Frankfurt, a polícia encontrou duas malas no compartimento de bagagens do avião, cada uma contendo 20 kg de cocaína, ambas etiquetadas com os nomes de Jeanne e Kátyna. A prisão ocorreu na fila de embarque durante a escala, sem que as duas tivessem conhecimento das malas.

Diante disso, a PF iniciou a investigação do caso e afirmou que as brasileiras eram inocentes. Vídeos obtidos pela PF mostram duas mulheres chegando ao Aeroporto de São Paulo, despachando bagagens com drogas que levaram às prisões na Alemanha, e saindo em apenas 3 minutos do local.

Em Goiânia, as imagens das câmeras de segurança do Aeroporto Santa Genoveva, mostram o desembarque de duas malas, sendo uma branca e outra preta. As malas foram despachadas no aeroporto de Goiânia, mas em meio ao trajeto, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, considerado o maior do Brasil, funcionários terceirizados responsáveis pelo manuseio das bagagens trocaram as etiquetas.

A Polícia Federal informou, ainda, que nos voos internacionais, o passageiro despacha a mala no aeroporto de partida e só a recupera no destino final. Isso significa que Jeanne e Kátyna não presenciaram a troca das bagagens e das etiquetas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES