Em vídeo apreendido pela PF, Bolsonaro e auxiliares trocam falas golpistas

O ex-presidente pede para que seus ministros espalhem desinformações sobre o sistema eleitoral.

Em vídeo apreendido pela PF, Bolsonaro e auxiliares trocam falas golpistas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conforme as investigações da Polícia Federal, em 5 de julho de 2022, ocorreu uma reunião da "alta cúpula" do governo com o propósito de pressionar os participantes a adotarem uma postura ativa na promoção de desinformação ilegal e ataques à Justiça Eleitoral.

Durante a reunião, o então presidente Jair Bolsonaro reconheceu a veracidade das pesquisas, indicando que Lula provavelmente venceria a eleição. O chefe do Gabinete de Segurança Institucional na época, Augusto Heleno, afirmou que para "reverter a situação", era necessário agir "antes da eleição". Por sua vez, o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, declarou uma postura beligerante em relação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia Mais

A Polícia Federal encontrou um vídeo da reunião em um computador apreendido na casa do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. 

 Estavam presentes: 

   

  • Jair Bolsonaro (então presidente da República)
  • Anderson Torres (então ministro da Justiça)
  • Augusto Heleno (então ministro do Gabinete de Segurança Institucional)
  • Paulo Sérgio Nogueira (então ministro da Defesa)
  • Mário Fernandes (então servidor da Secretaria-Geral da Presidência)
  • Walter Braga Netto (candidato a vice na chapa de Bolsonaro)

   

Esta reunião ficou marcada por explicitar a organização do clã bolsonarista para criar estratégias para deslegitimar a eleição do presidente Lula e enfraquecer o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas. 

No começo da fala, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que os ministros precisam ajudá-lo na campanha para reeleição que se iniciaria em agosto.

"E eu tenho falado com os meus 23 ministros. Nós não podemos esperar chegar 23, olhar para trás e falar: o que que nós não fizemos para o Brasil chegar à situação de hoje em dia? Nós temos que nos expor. Cada um de nós. Não podemos esperar que outro façam por nós. Não podemos nos omitir. Nos calar. Nos esconder. Nos acomodar. Eu não posso fazer nada sem vocês. E vocês também patinam sem o Executivo", falou Bolsonaro.

Em seguida, Bolsonaro intima os ministros a difundirem informações fraudulentas como tentativa de reverter a situação na disputa eleitoral.

“Daqui pra frente quero que todo ministro fale o que eu vou falar aqui, e vou mostrar. Se o ministro não quiser falar ele vai vim falar para mim porque que ele não quer falar”, afirmou.

Em um dos trechos, o ex-presidente admite que Lula venceria as eleições no primeiro turno e que as pesquisas eleitorais, questionadas posteriormente, estavam corretas.

"E a gente vê que o DataFolha continua ... é ... mantendo a posição de 45% e, por vezes, falando que o Lula ganha no primeiro turno. Eu acho que ele ganha, sim. As pesquisas estão exatamente certas. De acordo com os números que estão dentro dos computadores do TSE”, disse Bolsonaro.

Nesta mesma reunião, Bolsonaro conta para os envolvidos sobre a ideia de convocar embaixadores para apontar fraudes no sistema eleitoral brasileiro. Foi por conta desta reunião, com falsas afirmações sobre as urnas eletrônicas, que o ex-presidente ficou inelegível pelo TSE.

“Vou fazer uma reunião quinta-feira com embaixadores, semana que vem com mais, vou convidar autoridades do... do judiciário, pra outra reunião, pra mostrar o que tá acontecendo”, bradou.

Espalhar desinformação

A PF destaca que o então presidente da República deixa claro que exigiria dos ministros, "em total desvio de finalidade das funções do cargo", que replicassem em suas áreas "todas as desinformações e notícias fraudulentas quanto à lisura do sistema de votação, com uso da estrutura do Estado brasileiro para fins ilícitos e dissociados do interesse público."

“Daqui pra frente quero que todo ministro fale o que eu vou falar aqui, e vou mostrar. Se o ministro não quiser falar ele vai vim falar para mim porque que ele não quer falar. Se apresentar onde eu estou errado eu topo. Agora, se não tiver argumento pra me ti... demover do que eu vou mostrar, não vou querer papo com esse ministro. Tá no lugar errado. Se tá achando que eu vou ter 70% dos votos e vou ganhar como ganhei em 2018, e vou provar <como que eu ganhei>, o cara tá no lugar errado”, diz a transcrição feita pelos investigadores e apresentada ao STF.

Em outro ponto da reunião, Bolsonaro propõe que os presentes participassem da redação de um documento afirmasse ser impossível “definir a lisura das eleições” e incluísse elementos externos, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

"Quem responde pela CGU vai, quem responde pelas Forças Armadas aqui... é botar algo escrito, tá? Pedir à OAB. Vai dar... a OAB vai dar credibilidade pra gente, tá? Polícia Federal ... dizer ... que até o presen ... uma nota conjunta com vocês, com vocês todos ... topam ... que até o presente momento dadas as condições de ... de ... se definir a lisura das eleições são simplesmente impossíveis de ser atingidas. E o pessoal assina embaixo”, transcreve a PF.

'Se tiver de virar a mesa, é antes das eleições'

Um dos participantes da reunião, seguindo a PF, foi o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno - também alvo de busca e apreensão na operação desta quinta-feira.

Segundo os investigadores, Heleno chegou a começar a discutir a infiltração de agentes da Abin nas campanhas eleitorais, mas Bolsonaro interrompeu o tema para que conversassem sobre o assunto “em particular”.

Em outro ponto, a PF transcreve uma fala de Heleno em que ele ressalta que “se tiver que virar a mesa é antes das eleições” e que seria necessário “agir contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas.

“Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições (...) Eu acho que as coisas têm que ser feitas antes das eleições. E vai chegar a um ponto que nós não vamos poder mais falar. Nós vamos ter que agir. Agir contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas. Isso pra mim é muito claro”, transcreve a PF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES