Fim da saidinha: Lula deve assinar lei, mas com veto no ponto central da proposta

É esperado que o presidente vete o trecho que impede os presos de visitarem suas famílias durante essas saídas

Avalie a matéria:
Saída temporária de presos | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que manterá, no texto do Projeto de Lei da Saidinha, as exigências de uso de tornozeleira eletrônica durante saídas temporárias e a realização de exame criminológico para progressão de regime. No entanto, é esperado que ele vete o trecho que impede os presos de visitarem suas famílias durante essas saídas. Lula tem até o final desta quinta-feira (11) para definir a extensão do veto.

NEGOCIAÇÕES: Segundo auxiliares do presidente, o ponto referente às visitas familiares é considerado "inegociável". Esse possível veto tem potencial para gerar atrito com o Congresso, pois é visto como o cerne do projeto de lei. A proposta aprovada autoriza as saídas temporárias apenas para a realização de cursos profissionalizantes, excluindo visitas familiares e outras medidas de ressocialização.

POSICIONAMENTO DO CONGRESSO: O Ministério da Justiça enviou seu parecer sobre o tema, juntamente com opiniões dos ministérios da Igualdade Racial e Direitos Humanos, que defendem veto total, e da Secretaria de Relações Institucionais, que adota uma posição mais pragmática. Líderes do governo na Câmara e no Senado defendem a sanção integral da matéria.

EXPANSÃO DO BENEFÍCIO: Além disso, o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica durante as saídas é consenso, embora a Lei de Execuções Penais de 1984 não previsse essa obrigação. Quanto ao exame criminológico, inicialmente o Ministério da Justiça entendia que deveria ser vetado, mas houve uma mudança de leitura. Ainda está em discussão no governo a extensão do benefício para quem cometeu crime hediondo, com alguns ministros defendendo critérios mais específicos para essa restrição.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES