Lula e secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se reúnem em Brasília

Ao ser questionado na chegada, Blinken expressou estar “ansioso” pelo encontro, porém evitou comentar sobre o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Lula se reúne com secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Brasília.

Blinken chegou ao Palácio do Planalto pouco depois das 9h e foi recebido por Lula para uma reunião a portas fechadas. Os temas em discussão, conforme informado pelos dois governos, abrangem "questões bilaterais e globais".

Ao ser questionado na chegada, Blinken expressou estar "ansioso" pelo encontro, porém evitou comentar sobre o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Durante a reunião, relatos indicam que Lula indagou a Blinken sobre a data das eleições presidenciais norte-americanas. O secretário americano esclareceu que a votação está marcada para novembro e mencionou que, devido à polarização no país, grande parte dos votos já está decidida, com um foco especial em estados-chave como Michigan e Wisconsin.

Leia Mais

Esta visita representa a primeira incursão do secretário de Estado do governo Joe Biden ao Brasil. Nos Estados Unidos, o Departamento de Estado é responsável pela condução da política externa, uma função análoga ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.

Além disso, o governo americano informou que Blinken destacará o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G20, um grupo que reúne as principais economias mundiais, e à parceria entre os dois países nas áreas de direitos trabalhistas e transição energética. No entanto, é esperado que o conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, também seja abordado durante a conversa entre Lula e Blinken, já que o secretário de Estado tem estado envolvido nas negociações internacionais na tentativa de encontrar uma solução para a guerra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES