'Oásis' do hidrogênio verde no Piauí: investimentos e milhares de empregos

A relevância desse projeto ganhou destaque com a recente confirmação do apoio da União Europeia, evidenciando o potencial do Piauí para a produção de energias renováveis.

Piauí será o pioneiro em hidrogênio verde no país | Lactec
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma coletiva realizada na terça-feira (28), o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, revelou detalhes do ambicioso projeto de hidrogênio verde que está prestes a revolucionar o estado. Classificado como um "colosso" e considerado o maior investimento da história do Piauí, a ação tem como epicentro a usina de Parnaíba, no litoral do estado, já devidamente licenciada ambientalmente.

A relevância desse projeto ganhou destaque com a recente confirmação do apoio da União Europeia, evidenciando o potencial do Piauí para a produção de energias renováveis. O presidente da Investe Piauí ressaltou que a crescente demanda europeia acelerou as discussões, colocando os projetos em posição de prioridade.

Leia Mais

“Em 2024, nós já teremos projetos de engenharia que serão feitos. O consórcio que foi formado para esse grande projeto no Piauí vai se dedicar aos projetos de engenharia, lembrando que a licença ambiental já foi concedida, em uma área de 250 hectares dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e as grandes empresas agora já estão também nas tratativas avançadas com os compradores desse hidrogênio”, frisou Victor Hugo.

O investimento prospectado até 2035 versa entre R$ 160 bilhões e R$ 200 bilhões. Esse montante abrange não apenas o projeto de hidrogênio, mas também aplicações expressivas em energia eólica e solar.

Além do impacto significativo na matriz energética do país, o projeto promete ser um motor de geração de empregos. Victor Hugo Almeida estimou que a produção de hidrogênio verde no Piauí resultará na criação de mais de 10 mil empregos até 2027, com projeções que apontam para a geração de mais 60 mil empregos até 2035.

Com o governador Rafael Fonteles se preparando para representar o estado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28, o projeto do Piauí ganhará, mais uma vez, destaque internacional.

A produção será implementada em fases, considerando a infraestrutura da rede brasileira de distribuição. A primeira etapa está programada para ser inaugurada em 2027, com a conclusão prevista para 2035. Victor Hugo Almeida ressaltou que mais detalhes sobre o projeto serão revelados em 13 de dezembro, assegurando a competitividade do empreendimento.

Em um esforço para obter dados mais precisos sobre o impacto econômico e na geração de empregos, o Governo do Estado contratou duas instituições internacionais com especialistas na área para realizar uma avaliação abrangente.

O presidente concluiu a coletiva enfatizando que o Piauí, ao unir condições naturais favoráveis, apoio governamental e colaboração com universidades e pesquisadores locais, está preparado para sediar um projeto histórico que não apenas transformará a matriz energética, mas também impulsionará a economia e a geração de empregos no estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES