Senado deve votar fim das 'saidinhas' de presos em datas comemorativas

Texto já passou na Câmara, mas foi alterado no Senado para manter permissão atual para saída temporária para estudos e trabalho externo

Senado deve votar fim das 'saidinhas' de presos em datas comemorativas | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (20), o Senado deverá deliberar sobre um projeto que visa abolir as saídas temporárias de detentos durante feriados e datas festivas, conhecidas popularmente como "saidinhas". Esta medida, já aprovada por uma comissão do Senado, recebe o respaldo do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Caso obtenha aprovação em plenário, o projeto precisará passar por nova análise na Câmara dos Deputados, onde foi votado em 2022.

A legislação atual permite que juízes autorizem as “saidinhas” a detentos do regime semiaberto para:

  • visitas à família
  • cursos profissionalizantes, de ensino médio e de ensino superior
  • e atividades de retorno do convívio social

O projeto, sob relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), elimina duas concessões — visitas e atividades sociais —, preservando apenas a permissão de saída temporária para estudo e trabalho fora do sistema prisional. São essas duas concessões revogadas pela proposta que possibilitam os chamados "saidões", os quais beneficiam milhares de detentos em datas festivas como o Natal e o Dia das Mães.

Conforme o parlamentar, esses privilégios têm exposto a "população a riscos". Em seu parecer, Flávio justificou que as prisões brasileiras não têm desempenhado sua função de reintegrar os detentos à sociedade. A argumentação de Flávio está em consonância com a do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Desde o incidente em janeiro, no qual um sargento da Polícia Militar de Minas Gerais foi morto em um ataque perpetrado por um detento que não retornou após o período de "saidão" de Natal, Pacheco tem sido instado por outros parlamentares a agilizar a tramitação da proposta.

Com a emenda de Moro aceita por Flávio, o projeto determina que as saídas temporárias só serão permitidas para fins de trabalho e estudo de detentos em regime semiaberto. Em termos gerais, os presos não serão supervisionados diretamente. No entanto, mediante decisão judicial, poderão ser monitorados eletronicamente.

O benefício, mantido pelo texto, poderá ser concedido a condenados do sistema semiaberto que apresentem comportamento adequado e tenham cumprido:

  • no caso de réu primário: no mínimo, um sexto da pena
  • nos casos de reincidentes: um quarto da pena

O projeto determina que as permissões para estudo e trabalho não serão concedidas a condenados por crimes hediondos, crimes violentos ou crimes que envolvam grave ameaça contra pessoas. Além disso, os presos que cumprem pena por crimes hediondos com resultado morte não terão direito a essas saídas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES