Tornozeleira, exame, saídas: o que muda para presos com nova Lei das Saidinhas

O presidente vetou o trecho que proibia os detentos de visitar suas famílias em feriados e datas festivas, visando preservar o direito à ressocialização dos detentos

Lula veta veto e garante visita de presos a familiares | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei das Saidinhas, que restringe as saídas temporárias de presos do regime semiaberto. No entanto, Lula vetou um trecho que proibia os detentos de visitar suas famílias em feriados e datas festivas, visando preservar o direito à ressocialização dos presos.

ANÁLISE DO CONGRESSO: O veto foi sugerido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, argumentando que a restrição feriria o direito à dignidade humana previsto na Constituição. A nova lei, publicada no Diário Oficial da União durante a noite, será analisada por deputados e senadores, que poderão manter ou derrubar a decisão do presidente.

MUDANÇAS: Apesar do veto ao dispositivo considerado central, o governo sancionou medidas que dificultam a progressão de regime e engessam o sistema carcerário. A lei amplia as possibilidades de veto às saidinhas para condenados por crimes violentos, exige exame criminológico para progressão de pena e permite o uso de tornozeleira eletrônica em diferentes regimes, além de revogar o direito a cinco saídas de sete dias por ano.

PARLAMENTARES INSATISFEITOS: A decisão do presidente de vetar a principal disposição do projeto de lei que limita a "saidinha" de presos gerou descontentamento entre os líderes partidários do Legislativo. Uma facção do Congresso está se mobilizando para rejeitar o veto presidencial já na semana seguinte.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES