“Vou tomar a vacina, não falsifica”, pediu filha a investigado por fraude

Segundo a PF, João Carlos de Sousa Brecha estava encarregado da execução da inclusão de dados fraudulentos nos cartões de vacinação

Relatório da PF | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O relatório da Polícia Federal (PF) sobre um esquema de inserção de dados falsos em cartões de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), familiares e aliados trouxe à tona um diálogo intrigante entre João Carlos de Sousa Brecha, ex-secretário de governo de Duque de Caxias (RJ), e sua filha. Segundo a PF, Brecha estava encarregado da execução da inclusão de dados fraudulentos nos cartões de vacinação.

Em uma troca de mensagens datada de 19 de outubro de 2022, descoberta durante as investigações, a filha do ex-secretário pediu expressamente ao pai que não falsificasse informações em seu cartão de vacinação. "Papai, eu vou tomar a vacina do Covid segunda dose segunda, não falsifica, por favor", solicitou a filha a João Carlos Brecha. O então secretário respondeu: "Tá bom, meu amor. Você é muito corajosa".

O diálogo entre João Carlos Brecha e sua filha foi revelado no relatório da PF divulgado na terça-feira (19), após o ministro Alexandre de Moraes retirar o sigilo do material. De acordo com a investigação, a filha do ex-secretário se referia à segunda dose da vacina, já que ela havia recebido a primeira dose em junho de 2022, conforme comunicado em um grupo de conversas no WhatsApp: "Oi, gente, tomei vacina. Nem doeu", escreveu ela em 13 de junho de 2022. Para a PF, essas conversas são mais um elemento que comprova o envolvimento de Brecha na inserção de dados fraudulentos em cartões de vacinação de várias pessoas investigadas.

INDICIAMENTO: A PF indiciou João Carlos Brecha, Mauro Cid, Jair Bolsonaro e outras 14 pessoas pelo esquema de inserção de dados falsos em cartões de vacinação. No entanto, o indiciamento não implica automaticamente que os citados sejam considerados culpados e punidos pelos supostos crimes. Os investigadores apontam João Carlos Brecha como o operador das inserções falsas nos cartões de vacinação de Mauro Cid, então ajudante de ordens do governo Bolsonaro, das filhas do tenente-coronel e do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mensagens obtidas pela PF mostram filha de secretário de Duque de Caxias pedindo que pai não forje seus registros de vacina — Foto: PF/ReproduçãoPara mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES