Combate às drogas: Depre prende 31 pessoas no 1º trimestre de 2023 no Piauí

A Polícia Civil do Piauí instaurou 100 inquéritos policiais e realizou 106 cumprimentos de mandados de busca, o que resultou na apreensão de 16 armas de fogo e 102 kg de entorpecentes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) divulgou nesta terça-feira (4) um balanço trimestral da atuação do departamento no combate ao tráfico de drogas no primeiro trimestre de 2023. De acordo com o levantamento, 31 pessoas foram presas por tráfico de drogas no período. Além disso, a Polícia Civil do Piauí instaurou 100 inquéritos policiais e realizou 106 cumprimentos de mandados de busca, o que resultou na apreensão de 16 armas de fogo e 102 kg de entorpecentes.

Em entrevista para o programa Bom Dia Meio Norte, apresentado pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, a coordenadora da DEPRE, Alexandra Santos, falou que o balanço representa uma resposta da integração de forças policiais contra organizações criminosas que atuam em Teresina e nos demais municípios do Piauí.

“A cada cumprimento, foi maior a possibilidade da gente localizar ilícitos na casa dos criminosos, tanto que localizamos e apreendemos armas de fogo e mais de 100 kg de entorpecentes. A ação é conjunta da Depre com outras entidades especializadas, e o que a gente vem percebendo é que a união entre as forças policiais vem dando resultados positivos”, disse Alexandra.

A coordenadora da DEPRE enfatizou que a polícia enfrenta dificuldades para realizar a apreensão de drogas sintéticas, uma vez que envolve traficantes com maior poder aquisitivo e que movimentam a comercialização e uso dos ilícitos às vésperas ou durante festivais fechados, onde há, segundo a delegada, maior consumo dessas substâncias.

“A gente tem dificuldade maior com esse tipo de apreensão porque o uso ocorre mais à noite, em festas badaladas, de pessoas com maior poder aquisitivo. Não há tanta denuncia como há nas pequenas ‘bocas de fumos’, os pequenos pontos de comercialização”, explicou.

Alexandra também destacou que os traficantes muitas vezes não se consideram traficantes e se limitam a vender drogas apenas para pessoas em favelas e outros locais. No entanto, isso não significa que eles não tenham conexões com organizações criminosas maiores.

Leia Mais

A DEPRE reforça a importância da participação da população no combate ao tráfico de drogas e disponibiliza os seguintes contatos para denúncias anônimas: plantão (86) 3216-5281, WhatsApp (86) 3216-5281 e o site http://www.pc.pi.gov.br/denuncia_anonima.php.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES