União Europeia quer banir pagamentos em criptomoedas para a Rússia; entenda

Entre as medidas da nova rodada de sanções, a UE determina a proibição de importação de produtos da Rússia, um montante que totaliza sete bilhões de euros

União Europeia quer banir pagamentos em criptomoedas para a Rússia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A União Europeia (UE) acaba de anunciar um novo pacote de sanções contra a Rússia após a invasão da Ucrânia. O bloco anunciou a proibição de pagamentos para contas, carteiras digitais (wallets) e outros serviços de custódia de criptomoedas ao país nesta quinta-feira (06). 

Após seis meses de guerra, as doações em criptomoedas para financiar a investida russa contra a Ucrânia somaram mais de US$ 2,2 milhões.

União Europeia quer banir pagamentos em criptomoedas para a Rússia

Leia Mais

Os donativos para o país atacado também chegaram — mas foram direcionados para os bolsos de grupos paramilitares da região. 

Entre as medidas da nova rodada de sanções, a UE determina a proibição de importação de produtos da Rússia, um montante que totaliza sete bilhões de euros.

O estabelecimento de um teto para o preço do petróleo junto aos países do Ocidente também é uma das propostas.

Como proibir pagamentos em criptomoedas

A Europa busca sancionar principalmente entidades maiores e com registros em blockchain que fazem negócios com a Rússia.

Sendo assim, é esperado que corretoras de criptomoedas (exchanges), plataformas e outras empresas com identificação em rede sejam afetadas pela medida.

Por estarem identificadas na blockchain, as transações dessas empresas tendem a ser facilmente rastreadas — e, em última instância, punidas.

Mas existe um grande porém aí.

Ainda há pouca regulação sobre criptomoedas em boa parte dos países. Isso também inclui práticas ligadas à proteção de dados, o que pode dificultar inclusive a adequação de empresas a essas sanções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES