Com risco de alagamentos, alerta de chuvas permanece sobre todo o Piauí

No município de Barras, no Norte piauiense, foi decretada situação de emergência após o Rio Marathaoan, cujas águas banham o município, atingir nível de alerta.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A previsão do tempo indica mais chuva para os 224 municípios piauienses nas próximas horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o território do estado está sob “perigo”, com possibilidade de chuvas superiores a 60 mm/h e de até 100 mm/dia. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (21) e a notificação é válida até às 10h de quarta (22).

O alerta laranja significa, de acordo com órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, “risco de alagamentos, descargas elétricas, corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores”. No município de Barras, no Norte piauiense, foi decretada situação de emergência após o Rio Marathaoan, cujas águas banham o município, atingir nível de alerta.

Com alerta para alagamentos, previsão de chuva permanece sobre todo o Piauí (Imagem: INMET)

Segundo o relatório do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o rio Marathaoan está na cota 3,97m e deve ter elevação no nível nas próximas 8 horas. A profundidade do rio está  22cm abaixo da cota de inundação.

O rio Longá, em Esperantina, atingiu cota de inundação (7,40m) na manhã de ontem e chegou a um máximo de 7,41m, mas está em processo de recessão e tem cota atual de 7,13m, 27 cm abaixo da cota de inundação. A prefeitura da cidade informou que 10 famílias ribeirinhas tiveram que sair de casa em razão de inundações. Cerca de 35 pessoas foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais. A secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil do Piauí seguem monitorando as áreas de risco.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em sua previsão de riscos geo-hidrológicos para esta quarta, “considera-se moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, especialmente inundação, devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, nas mesorregiões Norte Maranhense, Leste Maranhense, Norte Piauiense e Centro-Norte Piauiense, que podem contribuir para elevação dos níveis já altos dos Rios Itapecuru e Parnaíba”.

Imagem: Cemaden

Ainda conforme o Cemaden, também é moderada a possibilidade de ocorrência de alagamentos e enxurradas, devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES