Iniciativa da Unesco cria esperança, por José Osmando

Brasil participa, em Paris da conferência Internet for Trust, primeiro evento global da entidade para discutir ameaças à integridade da informação

Na Unesco, Felipe Neto defende a regulação das redes sociais | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A convocação que a UNESCO fez a lideranças políticas mundiais, estudiosos e pesquisadores, e também a  detentores de plataformas de internet e mídias digitais, para um debate aberto e profundo em torno da necessidade de regulação desse ambiente de comunicação, parece estar alcançando o bom e necessário efeito. 

Lideranças importantes de várias partes do planeta foram a Paris, ou participaram de modo remoto, todos expressando suas experiências, suas vivências e seus pontos de vista em torno dessa questão que se tornou universal.  

MAIS MALES DO QUE BENEFÍCIOS 

Ao chamar pessoas influentes e experientes para esse encontro de três dias, a agência da ONU funda-se no entendimento de que a internet e suas redes surgiram para ampliar e democratizar a comunicação entre as pessoas e os povos, mas que o mau uso que delas tem sido feito, de maneira amplamente irresponsável, vem causando graves problemas à humanidade, ao acolher o boato, a mentira, a intriga, o preconceito, a desinformação e o discurso de ódio de maneira espantosa, causando, em muitíssimas circunstâncias, mais males do que benefícios. 

REGULAR AS PLATAFORMAS 

Daí, a necessidade de que as nações, por seus governantes e detentores de plataformas e redes, tenham o urgente entendimento de que é necessário regular esse ambiente. É salutar dar a todos o direito de voz, de manifestação, mas não é possível continuar servindo para desinformar e insistir na miserável dinâmica de substituir a verdade pela mentira, o bem pelo mal, o amor pelo ódio.  

PRESENÇA DO BRASIL

O Brasil se fez representar muito bem durante o evento e se posicionou de maneira correta, através da carta do Presidente Lula, da presença do youtuber Felipe Neto em destacada mesa de debates e da fala do Ministro do STF Luís Roberto Barroso, todos confluindo para a necessária regulação do setor. 

O Ministro Barroso disse que vai se formando o consenso global de que é preciso regulamentar as mídias e regular as plataformas, e de que é necessário uma lei que seja o arcabouço geral de como esse ambiente deve funcionar. 

RESPOSTAS EFETIVAS 

O presidente Lula, na carta encaminhada ao evento da UNESCO, disse que a comunidade internacional precisa trabalhar para dar respostas efetivas a essa questão desafiadora do nosso tempo, que precisamos de equilíbrio, que é preciso garantir o exercício da liberdade de expressão individual, mas é urgente assegurar um direito coletivo: o direito de a sociedade receber informações confiáveis, e não mentira e desinformação.  

Conforme Lula, “não podemos permitir que a integridade de nossas democracias seja afetada pelas decisões de alguns poucos atores que hoje controlam as plataformas”. Para ele, o processo lançado pela UNESCO servirá para a construção de um diálogo plural e transparente. Um processo que envolva governos, especialistas e sociedade civil.

FELIPE NETO 

Ao falar no primeiro dia do evento, numa mesa em que ficou ao lado da jornalista e Prêmio Nobel da Paz Maria Ressa, o influenciador digital brasileiro Felipe Neto expôs sua experiência como alvo de campanhas de ódio e defendeu claramente a regulação das gigantes digitais. 

PROPOSTAS DO GOVERNO

Impossibilitado de ir pessoalmente ao evento, por conta das tragédias naturais que se abateram sobre São Paulo, o presidente Lula destacou para representá-lo o secretário de Políticas Digitais da SECOM, João Brant, que levou um documento com propostas do governo brasileiro. 

Enfim, começaram a agir. E começamos a ter esperança de que é imprescindível por ordem nesse ambiente, que precisa servir mais e deixar de ser instrumento de desgraça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES