UFPI abre exposição pelo cinquentenário de morte de Torquato Neto

Durante o mês de exposição, os visitantes terão acesso às obras pessoais e póstumas do artista, que incluem mais de 50 itens e 100 obras.

Exposição Torquato Neto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como forma de celebrar o cinquentenário de morte do poeta Torquato Neto e homenagear suas obras, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu oficialmente nesta segunda-feira (13) a exposição "Torquatália 40 anos".

Situado no Espaço Rosa dos Ventos, na atual Galeria Afrânio, o acervo ficará disponível à comunidade durante um mês, diariamente, das 14h às 20h. A abertura oficial se soma a atividades da Reunião Regional da SBPC no Piauí, que ocorrem na UFPI, nestes dias 13 e 14 de março. 

Durante o mês de exposição, os visitantes terão acesso às obras pessoais e póstumas do artista, que incluem mais de 50 itens e 100 obras entre registros fotográficos, poemas e anotações. Além disso, também estará disponível um espaço dedicado ao material audiovisual de Torquato. A exposição segue ainda para outras capitais como Rio de Janeiro e Brasília.

Exposição acontece no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, em Teresina | FOTO: Divulgação

Aberto ao público

Conforme o vice-reitor e também um dos curadores da Exposição, a mostra inaugura na Universidade um novo espaço cultural, a Galeria Afrânio. E é uma nova aportunidade para que o público conheça mais da expressiva obra do artista teresinense. 

“Trabalhos como este constroem identidades. Estamos conquistando um espaço na sociedade brasileira através de esforço e empenho. Essa abertura nos mostra como devemos tratar a arte, a cultura e artistas icônicos como Torquato Neto. Continuaremos divulgando e levando também outros artistas piauienses a muitos lugares”, enfatizou Campelo.

Integrantes da Administração Superior e publicitário George Mendes, na abertura da exposição  | foto: Divulgação

Responsável pelo acervo de Torquato e primo do artista, George Mendes, ressalta a importância da interação e participação do público para com a exposição. Ele explica como a curiosidade da comunidade é fundamental no sucesso do evento. 

“Muitos resultados estão sendo agregados à UFPI neste momento. É um ponto de exibição de amostra de funcionários, professores e alunos para a comunidade externa. Dessa forma, esperamos que a programação oferecida pela exposição seja apreciada intensamente. É importante tanto para a Universidade quanto para Teresina não deixarmos esse espaço sem ocupação permanente”, salientou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES