10 alimentos inflamatórios para você fugir deles

Os alimentos que escolhemos consumir têm consequências no processo inflamatório do nosso organismo

Alguns alimentos causam inflamação no corpo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os alimentos que escolhemos consumir têm consequências no processo inflamatório do nosso organismo. Alguns deles, se consumidos em excesso, têm relação direta nesse processo e, por isso, são chamados "alimentos inflamatórios". Estudo da Unifesp mostra que inflamação é "uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual". No entanto, se for algo constante, ela pode comprometer sistemas e órgãos.

Diante disso, fica claro a importância de se fazer escolhas inteligentes na hora da alimentação. Isso não quer dizer que você precise necessariamente eliminar todos os alimentos inflamatórios da sua dieta, mas é necessário que se evite o exagero. Para ajudar, a nutricionista Sabrina Theil preparou uma lista com esses alimentos.

Carne vermelha e embutidos

Não é segredo para ninguém que esses alimentos são prejudiciais à saúde e precisam ser consumidos com moderação. Portanto, uma dieta rica em em carne vermelha e embutidos não é recomendada pelos nutricionistas. Alimentos como bacon, pepperoni, salsicha, salame, carne vermelha, dentre outros podem inflamar o nosso organismo.

Gordura Trans

As gorduras trans também trazem muitos prejuízos à saúde. Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), alimentos como sorvetes, cremes vegetais, salgadinhos de pacote, massas instantâneas, bolos prontos, pipocas de micro-ondas, biscoitos e chocolates são ricos em gordura trans e fazem parte de uma dieta inflamatória.

Frituras (ômega 6)

As frituras, além provocarem a modificação da estrutura molecular dos alimentos e das propriedades nutricionais, também estamos sendo expostos ao ômega 6 por conta do óleo usado na preparação, o que aumenta as inflamações. São elas o óleo de canola, de milho, de cártamo, de girassol e de amendoim, por exemplo.

Bebidas alcoólicas

Outra medida aconselhada para quem quer manter uma dieta que tenha como objetivo ter um organismo saudável é evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Esse tipo de bebida contribui para aumentar a inflamação no nosso corpo, podendo causar inclusive uma inflamação no pâncreas, dando origem a uma pancreatite.

Outros alimentos inflamatórios:

1. Glúten

2. Açúcar

3. Carboidratos refinados

4. Laticínios

5. Industrializados

6. Refrigerantes



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES