3 formas simples de diminuir glicose no sangue e colesterol ruim

Assim como outros problemas de saúde, ter bons hábitos alimentares interfere diretamente no diagnóstico de colesterol alto

Hábitos simples podem ajudar a controlar o colesterol | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim como outros problemas de saúde, ter maus hábitos alimentares interfere diretamente no diagnóstico de colesterol alto. Alimentos embutidos, sem valor nutricional e processados, comuns na alimentação de muita gente, segundo a medicina possuem ligação direta com o aumento dos casos da doença.

Por outro lado, enquanto alguns alimentos representam um maior risco de ter colesterol alto, outros podem funcionar como aliados na prevenção e combate a essa doença. Uma dieta saudável e equilibrada contribui de forma significativa para reduzir a gordura no sangue. Sobre isso, existem algumas bebidas, segundo a literatura médica que, combinadas com uma alimentação e estilo de vida saudável, são benéficas.

Chá de hibisco

Os benefícios do chá de hibisco são muitos e ele já se tornou o queridinho de muita gente. E seu consumo regular é capaz de reduzir as gorduras no sangue em pessoas com diabetes. Isso foi o que revelou um artigo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2009. O chá é feito com as flores da planta hibisco.

Chá verde

O chá verde também é um aliado da saúde, ele é capaz de reduzir a lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol ruim, bem como o colesterol total. Essa lipoproteína pode aderir à parede dos vasos sanguíneos e se acumular, estreitando o interior dos vasos e ocasionando riscos à saúde. Já a lipoproteína de alta densidade, conhecida como colesterol bom, absorve o colesterol e o leva de volta ao fígado para ser removido do corpo.

Erva-mate

Da mesma forma que o chá verde, a erva-mate também consegue diminuir o colesterol ruim da lipoproteína de baixa densidade, o que contribui para melhorar os lipídios séricos. Pesquisa publicada na revista Nutricion Hospitalaria, em 2019, fez uma análise dos benefícios do consumo de erva-mate na quantidade de gordura no sangue, usando como base 119 mulheres com excesso de peso.

De acordo com os estudiosos, os resultados mais positivos foram entre quem combinou a bebida com uma dieta saudável. No entanto, quem manteve sua alimentação habitual também conseguiu  uma redução no colesterol. Mas é necessário que se consuma em horário certo, especialmente pela manhã, já que tanto o chá verde quanto a erva-mate são ricos em cafeína e podem atrapalhar o sono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES