3 hábitos que estão destruindo seu fígado e você nem imagina

O fígado desempenha inúmeras funções e requer cuidados para que continue funcionando bem

O fígado é um órgãos que precisa de cuidados para manter seu bom funcionamento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fígado, como qualquer outro órgão, merece cuidado para que continue desempenhando bem suas funções, que são extremamente importantes para o bom funcionamento do corpo. Ele desempenha inúmeras funções diferentes, como a de digestão, metabolização, remoção de toxinas e armazenamento de nutrientes. 

Se o fígado não está funcionando bem, o funcionamento do corpo ficará prejudicado, facilitando o aparecimento de doenças, como gordura no fígado ou esteatose hepática, as hepatites A, B e C, a cirrose e até mesmo o câncer de fígado. Por isso, é necessário que tenhamos algumas cuidados para evitar esses tipos de problema. Mas poucas pessoas sabem quais são os hábitos que podem prejudicar a saúde deste órgão. 

Para ajudar, nós trouxemos alguns deles. O primeiro deles é o consumo de bebida alcoólica, hábito que está intimamente ligado a problemas no fígado, quando ingerido em excesso. Nesse caso, a bebida pode causar inflamação, morte das células do órgão, conhecido como cirrose, e doença hepática. O segredo é beber com moderação.

Gordura e açúcar

Manter uma dieta rica em gordura saturada ou rica em açúcar traz inúmeros prejuízos e isso não é segredo para ninguém. E o fígado é mais um dos prejudicados pelo consumo excessivo destes alimentos. Quanto mais alimentos gordurosos, como carne vermelha, frituras, embutidos, mais o fígado fica sobrecarregado e mais ele precisa trabalhar. O consumo de frutas e verduras é uma alternativa, elas são fontes de fibras e dificultam a absorção de gorduras e açúcar.

Tomar analgésicos regularmente

Embora tenham sido feitos para aliviar dores no corpo e pareçam completamente inofensivos, esses remédios podem trazer graves danos ao fígado. Um deles é o Paracetamol, que é encontrado facilmente em farmácias, mas que pode causar lesão hepática quando ingerido em altas doses. É importante estar atento a isso, pois o dano pode se agravar e, nestes casos, a única opção para garantir a sobrevivência do indivíduo será o transplante de fígado.

Fazer uso de suplementos

Os suplementos dietéticos e nutricionais, assim como os medicamentos, só devem ser consumidos com a orientação de um profissional especialista no assunto. Eles são capazes de aumentar a produção de algumas enzimas no fígado e podem ser perigosos para a saúde deste órgão, segundo alertaram pesquisadores de instituições da Espanha e América Latina. O uso de medicamentos para emagrecer também só deve ser feito com orientação profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES