Descubra quais são os piores alimentos para o fígado e fuja deles

Considerado um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o fígado precisa de cuidados para continuar desempenhando suas funções

Alguns alimentos podem ser muito prejudiciais ao fígado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerado um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o fígado precisa de cuidados para continuar desempenhando suas funções. Um deles é com a alimentação, sendo necessário que se evite alimentos ricos em calorias, gorduras e açúcares. Para ajudar a identificar quais alimentos devem ser retirados da dieta, trouxemos uma lista com os mais prejudiciais ao fígado.

O primeiro deles são os alimentos preparados em restaurantes de fast food, que são ricos em gorduras trans e outros ingredientes adicionados para aumentar a durabilidade. Essas gorduras, quando consumidas em grandes quantidades, podem se acumular no fígado, sobrecarregando o órgão e podendo originar doenças hepáticas.

Sal e açúcar

Alimentos ricos em açúcar e em sal também devem ser cortados da sua dieta. No caso dos alimentos açucarados, como as sobremesas, eles trazem grandes prejuízos ao fígado, pois o órgãos transforma os carboidratos ingeridos em gordura e a armazena. Isso faz com quem aumente o risco de doenças hepáticas, como o fígado gorduroso. Da mesma forma, o sal, que é rico em sódio, pode causar a mesma patologia. Por isso, é necessário sempre estar atento à quantidade de sódio presente em cada alimento.

Álcool

É de conhecimento da maioria das pessoas que o álcool é uma das substanciais mais prejudiciais ao fígado. Além de prejudicar a absorção adequada de nutrientes, o álcool danifica o tecido hepático, o que contribui para que se acumule gordura no órgão, além de evitar problemas como hepatite e cirrose. Portanto, para manter a saúde do seu fígado é essencial que o consumo de álcool em excesso seja evitado. 

Carne vermelha

Alimentos como a carne vermelha, que são grandes fontes de proteínas, podem sobrecarregar o funcionamento do fígado por ser de difícil processamento e de lenta digestão. Além disso, tem o fato de a carne vermelha possuir um alto teor de gordura e, quando ingerida de forma excessiva, pode se acumular no órgão, prejudicando seu bom funcionamento. O ideal é que ela seja substituída por carnes mais magras.

Refrigerantes

Não é segredo para ninguém que os refrigerantes são prejudiciais à saúde em vários níveis e com a saúde do fígado não é diferente. As bebidas ricas em frutose ou xarope de milho, como os refrigerantes, podem trazer muitos prejuízos ao fígado, por possuírem um alto teor de carboidratos. Já a frutose pode aumentar o risco de infecções no órgão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES