4 alimentos que são os maiores aliados na prevenção do câncer de próstata

O câncer de próstata é responsável pela morte de mais de 1.500 homens anualmente no Brasil

Alimentação pode ajudar a prevenir o cãncer de próstata | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer de próstata é responsável pela morte de mais de 1.500 homens anualmente no Brasil. Diante disso, fica claro que essa é uma doença que necessita de muita atenção e cuidado por parte da população masculina. Para ajudar a prevenir o câncer de próstata, vamos trazer uma lista de frutas que são aliadas dos homens.

A nutricionista Vanessa Caluete afirma que a alimentação é importante para a prevenção contra essa e outras doenças. "A alimentação é a melhor maneira para prevenção de doenças, inclusive câncer de próstata. Os alimentos, quando fritos, produzem acroleína, uma substância potencialmente carcinogênica e diretamente relacionada à incidência de câncer de próstata", afirma.

Sobre isso, ela diz ainda que o consumo excessivo de carne vermelha, bem como pedaços queimados, como aquela crosta da carne de churrasco podem aumentar o risco de câncer. Além disso, ela acrescenta ainda os corantes, adoçantes, conservantes e acidulantes como itens que requerem cuidados na hora do consumo.

Alimentos que ajudam a prevenir câncer de próstata

Por outro lado, existem alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata, contribuindo para a saúde dos homens. Um deles é o tomate, que é um alimentos muito saudável para os homens. Ele é rico em licopeno e, quando aquecido, é absorvido melhor pelo organismo, podendo ser consumido como suco ou molho. 

Segundo a nutricionista, em entrevista ao Terra, o chá verde também é um importante aliado na prevenção dessa doença, por ajudar a inibir o crescimento de células cancerosas. Além disso, pesquisas revelam que os polifenóis presentes nessa bebida ajudam a baixar de forma significativa os níveis de biomarcadores do câncer de próstata.

A romã e a goiaba vermelha também ajudam a prevenir esse tipo de câncer. O suco de romã possui substâncias ativas que impactam na adesão e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase. Já a goiaba vermelha possui licopeno, um carotenoide inibidor da proliferação de células tumorais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES