4 hábitos que destroem seu fígado, além do consumo de álcool

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e precisa de cuidados para funcionar de forma plena

Alguns hábitos podem ser danosos para o fígado e precisam ser evitados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e desempenha funções cruciais para o bom funcionamento do organismo. Ele é responsável por manter o corpo livre de toxinas e purificar o organismo, o que não é uma tarefa fácil e pode sobrecarregar o esse órgão, caso não tenhamos os cuidados necessários. 

Dentre os cuidados importantes para manter a saúde do fígado é com a nossa alimentação. A maioria das pessoas sabe que o álcool é prejudicial, no entanto ele não é o único. Alguns alimentos também são capazes de sobrecarregar este órgão e, por isso, precisam ser evitados. Para ajudar, preparamos uma lista com alguns deles.

Sal

O excesso de sal não prejudica apenas a pressão arterial, mas também o fígado. Se consumido de forma exagerada, o sal pode aumentar consideravelmente as chances de se desenvolver esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso. Portanto, além de se controlar na hora d eusar o saleiro, também é importante evitar alimentos processados e junk food, que costumam ter grandes quantidades de sal.

Proteínas

As dietas ricas em proteínas também podem ser bastante danosas ao fígado. O consumo delas é importante para o bom funcionamento do organismo, no entanto, o exagero pode ser prejudicial. Isso acontece porque o trabalho de processar proteínas é pesado para o fígado e, além disso, as toxinas são geradas ao digeri-las, especialmente quando se trata de proteínas derivadas da carne. Elas acabam facilitando o processo de adoecimento do fígado, podendo levar à cirrose ou mesmo ao câncer.

Paracetamol

O paracetamol parece inofensivo e, por ser um medicamento de fácil acesso, quando o assunto é dor ele costuma ser o primeiro que nos vem à mente. No entanto, ele pode ser bastante prejudicial ao fígado quando ingerido em excesso. No caso de ressaca pode ser ainda pior, pois combinado ao álcool ele é muito tóxico.

Falta de atividade física

A atividade física é importante para a saúde como um todo e sua falta pode ser muito prejudicial, inclusive para o fígado. Quando nos exercitamos, ajudamos o fígado a eliminar toxinas, o que contribui com o trabalho do fígado. Por outro lado, um estilo de vida sedentário força o fígado a eliminar mais gordura e o torna mais vulnerável a outras substâncias nocivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES