Sinais de que seu consumo de sal está exagerado e prejudicando sua saúde

O sal pode ser considerado um vilão nas nossas vidas e inimigo da nossa saúde, se consumido em excesso

Consumo de sal em excesso pode prejudicar a saúde | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sal, muitas vezes, pode ser considerado um vilão nas nossas vidas e inimigo da nossa saúde, trazendo consequências negativas para o bom funcionamento do nosso organismo. Apesar de possuir um nutriente essencial para o nosso corpo, que é o sódio, ele precisa ser consumido em quantidades adequadas para não trazer prejuízos.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio para a população adulta seja de até 2.000 mg/dia, o que equivale a até 5 gramas de sal. Esta recomendação inclui todos os alimentos que farão parte da alimentação no dia e não somente aquela quantidade utilizada no preparo ou quando a refeição já está pronta.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o cenário atual no Brasil é preocupante. O consumo diário de sal do brasileiro é mais do que o dobro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), pois segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF -2008-2009), do IBGE, o consumo diário médio de sal chega a 12 gramas.

O sal, no entanto, não pode ser abolido da alimentação, por conter sódio que também traz benefícios à saúde. Segundo a nutricionista Pippa Hill, em entrevista ao jornal The Independent, quando consumido em quantidades adequadas, o sódio ajuda na condução dos impulsos nervosos, na contração e relaxamento muscular, além de auxiliar no equilíbrio de água e sais minerais. 

Por outro lado, um consumo insuficiente de sal pode trazer como consequências episódios de câimbras musculares, fadiga, náuseas e tonturas. Já o seu consumo em excesso pode causar problemas graves, como doenças cardiovasculares, segundo lembrou a especialista. Diante disso, é de fundamental importância buscar um equilíbrio no consumo de sal diariamente.

Sinais de sal em excesso

Quando se consome sal em excesso, é possível perceber alguns sinais desse exagero. Dores de cabeça, inchaço nos pés e mãos, pressão arterial muito alta, urinar com muita frequência são alguns deles. Se eles aparecerem, é preciso que você fique atento e reveja a quantidade de sal consumida nas suas refeições.

Algumas medidas podem ajudar a manter a saúde em dia. A conscientização sobre os riscos do consumo elevado e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, como redução do uso de sal na preparação de alimentos e o uso de temperos naturais, são medidas importantes para promover a saúde e prevenir doenças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES