5 alimentos para te ajudar a eliminar a barriguinha incômoda

O emagrecimento é positivo não só por questões estéticas, mas principalmente na prevenção de doenças

Alguns alimentos podem ajudar a perder gordura abdominal | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem não quer ter uma barriguinha sem gordura e sem pochete, não é mesmo? O emagrecimento é positivo não só por questões estéticas, mas principalmente na prevenção de doenças, afinal a gordura abdominal pode desencadear problemas cardiovasculares. A saída para diminuir essa gordura não é segredo pra ninguém: prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada. 

Quanto à alimentação, uma pesquisa do Instituto de Medicina Social e Preventiva (IUMSP) em parceria com o Hospital Universitário de Lausanne (CHUV), comentada em matéria do Terra, mostra que alguns alimentos podem ser importantes aliados na hora de eliminar a gordura do abdômen. O estudo foi feito com mais de 1,3 mil suíços, com uma amostra de adultos entre 18 e 75 anos. 

A pesquisa mostrou que quem prioriza, no café da manhã, alimentos como smoothies, mingau de aveia, ovos, iogurte e whey protein, apresentavam menos gordura abdominal do que quem optava por itens como cereais ou torradas na primeira refeição do dia. A nutricionista especializada em emagrecimento, Marianne Fazzi, explica porque esses alimentos estão entre os maiores aliados da perda de gordura.

Whey protein 

A proteína é uma grande aliada do emagrecimento porque, segundo a nutricionista, fornece mais saciedade em relação aos carboidratos. "O ato de tomar whey protein pode ajudar no controle da glicemia, pois as proteínas possuem um índice glicêmico menor do que os carboidratos. Isto é, apresenta uma menor variação da glicose após sua ingestão, que contribui para diminuir o apetite proporcionando uma sensação mais prolongada de saciedade", pontua.

Smoothies 

As frutas e vegetais também precisam ser priorizadas no café da manhã. "Consumir frutas e verduras nessa refeição é ideal para favorecer a saciedade e reduzir riscos de doenças, uma vez que são alimentos ricos em fibras. Os smoothies são opções práticas e deliciosas que ainda ajudam a acelerar o metabolismo dependendo dos ingredientes utilizados", indica.

Mingau de aveia

"A aveia é uma fonte de fibras. Ela ajuda a controlar os níveis de colesterol, além de contribuir para a saúde intestinal. O mingau de aveia é uma preparação saudável que prolonga a sensação de saciedade, uma vez que sua digestão é fácil e lenta, contribuindo para o emagrecimento", comenta a nutricionista ao Terra, acrescentando que não se pode exagerar na quantidade. "A aveia pode fazer o efeito contrário se ingerido em grandes quantidades, como uma constipação e uma digestão lenta e difícil”, completou.

Ovos

"Omelete, ovo mexido, ovo pochê ou ovo cozido. Não importa a forma de preparo, a proteína do ovo proporciona saciedade e diminui as chances de fazer refeições extras, além de ser rico em nutrientes essenciais. Por isso, não deixe de fora do seu cardápio de café da manhã", recomenda. O ovo é uma ótima opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo, por possuir baixos níveis de calorias e carboidratos.

Iogurte

Os iogurtes naturais são importantes aliados de uma dieta saudável e equilibrada. Eles são ricos em proteínas e gorduras saudáveis. "Esses alimentos devem ser consumidos de forma moderada. O consumidor deve sempre optar por versões de sabor natural, sem açúcar e com poucos ingredientes", comenta Marianne.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES