5 alimentos que envenenam seu corpo e você come todo dia

Alguns dos alimentos mais prejudiciais à saúde são comuns na mesa de boa parte dos brasileiros

As salsichas, assim como outros embutidos, são prejudiciais à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns dos alimentos mais prejudiciais à saúde são comuns na mesa de boa parte dos brasileiros e muitos nem se dão conta ou mesmo ignoram seus malefícios. Desta forma, eles acabam sendo ingeridos em quantidades não recomendadas e trazendo prejuízos. Para ajudar a estar atento aos alimentos que não devem fazer parte do seu cotidiano, nós trouxemos uma lista com os principais.

Salsichas e outros alimentos processados

As salsichas e demais tipos de carnes processadas, como presunto, salame, mortadela, dentre outras, possuem altos níveis de gorduras saturadas e sódio e podem provocar problemas de circulação ou risco de doenças cardíacas. As carnes processadas costumam ser curadas pela adição de nitrito de sódio ou com nitrito de sódio e ácido láctico, que lhes dão um sabor picante, segundo o Instituto Americano da Carne. Esses componentes inibem o desenvolvimento do botulismo, e os cientistas suspeitam que eles podem formar compostos causadores do câncer no corpo. 

Tortas e doces

O açúcar refinado, presente nestes alimentos, é extremamente prejudicial para a saúde, em diversos aspectos. Ele provoca o aumento de gordura no sangue e a produção de células de gordura que causam obesidade e, quando ingerido de forma excessiva, facilita o surgimento da diabetes, além de enfraquecer os ossos. A presença de açúcar no corpo consegue estimular o sistema nervoso central e provocar a sensação de recompensa ao ingerir mais açúcar, o que contribui para que o seu consumo torne-se um vício.

Pipocas de micro-ondas

A pipoca in natura não tem qualquer contraindicação, o milho é benéfico e pode ser consumido até por quem faz dieta. Porém, a pipoca industrial, ou pipoca de micro-ondaspode ser prejudicial ao coração, se ingerida com frequência. Além de serem ricas em açúcares, gorduras saturadas e trans, elas possuem um produto químico conhecido como Diacetil, que quando inalado, em forma de vapor, podem trazer problemas ao pulmão.

Frituras

Não é segredo para ninguém que as frituras são altamente prejudiciais à saúde. “Além das calorias que são acrescentadas ao alimento por causa da gordura, o aquecimento do óleo causa alterações em sua estrutura química e também forma uma substância cancerígena, chamada acroleína”, alerta a nutricionista Paula, em entrevista ao Sport Life.

Molhos e condimentos

Aqueles molhos industriais que nós usamos nas saladas achando que estamos fazendo algo inofensivo, pode ser bastante prejudicial à saúde também. Assim como o ketchup, a maionese e outros molhos, eles possuem grandes quantidades de açúcar, sal e conservantes, que podem levar a doenças cardíacas, entre outros problemas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES